ANA FLÁVIA CORRÊA
DA REDAÇÃO
A corregedora-geral de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, afirmou que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) deve estar entre os seis primeiros do país no ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2016.
A fala foi proferida na quinta-feira (13), durante o lançamento do novo site da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).
O ranking tem a finalidade de avaliar se as metas impostas pelo CNJ estão sendo cumpridas pelos tribunais de todo o país. Dentre estas metas estão produtividade, celeridade, conciliação, improbidade e ações coletivas.
No ano passado, o TJ-MT foi considerado o sexto pior no cumprimento da Meta 1, que determina que os tribunais julguem mais processos do que são recebidos durante o ano, com o objetivo de não ter ações acumuladas.
No entanto, Kneip acredita que as perspectivas sejam melhores este ano.
“Semana que vem, na segunda (17), teremos uma posição muito melhor”, assegurou a desembargadora. “Com certeza estaremos entre os seis primeiros.”
Conforme a desembargadora, dos 261.203 mil processos distribuídos este ano, 240.422 já foram julgados e outros 42.555 suspensos. Desta perspectiva, 109,98% já foram julgados, sendo que a meta, de 100%, foi ultrapassada em 9,98%.
Estes dados são atualizados no site conforme os processos vão sendo analisados.
A desembargadora assegurou que falta pouco para que os processos antigos sejam “zerados”. Segundo ela, a partir de agora, teremos uma justiça mais “moderna.”
Site
O novo site conta com informações detalhadas sobre todas as comarcas de Mato Grosso e possui uma aba de “transparência” que permite ver se as metas estão sendo cumpridas.
“A gente tem que mostrar o que a gente faz porque a gente ganha pra isso, quem não quiser ser cobrado que não seja agente público”, afirmou Kneip sobre a nova configuração do site.
Além disso, o site pode ser acessado de todos os dispositivos – computador, celular ou tablet – sem prejuízo ao conteúdo.
O cumprimento das metas e os dados da corregedoria podem ser acessados por meio do link corregedoria.tjmt.jus.br (sem o www).
Leia mais:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.