Terça-feira, 18 de Março de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 18 de Março de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Segunda-feira, 30 de Julho de 2012, 13:51 - A | A

30 de Julho de 2012, 13h:51 - A | A

JUSTIÇA / ÁREA DA SAÚDE

Defensoria já entrou com mais de 200 ações em 2012

Muitos pacientes aguardam meses na fila de espera para conseguir uma cirurgia

DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA



Um levantamento realizado pela Defensoria Pública revela que, no período de janeiro a junho de 2012, mais de 200 ações judiciais na área de saúde foram ingressadas na Justiça pela população para garantir tratamentos e cirurgias de alta complexidade em Cuiabá. Apesar do aumento da demanda judicial, muitos pacientes ainda têm de aguardar meses na fila de espera para conseguir uma cirurgia.

É o caso da dona de casa Eliane dos Santos Rondon, que teve de recorrer à Justiça para ser operada, e trocar a válvula que regulariza as batidas do seu coração. Há cinco dias, uma liminar foi concedida, mas somente nesta quinta-feira (26) ela conseguiu ser transferida para o Hospital Geral Universitário (HGU), na capital.

"Fiquei um mês esperando por esta cirurgia. Depois que entrei com a liminar, tive que esperar por dias até conseguir ser transferida. Graças a Deus minha cirurgia foi marcada para segunda-feira (30), o que mais quero é voltar para casa", contou Eliane.

Já a vendedora Graciele Alves de Oliveira disse que aguarda uma decisão na Justiça que pede a transferência de sua filha recém-nascida para a realização de uma cirurgia cardíaca, em um hospital especializado em Curitiba (PR). O bebê, de apenas 16 dias, está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) há cinco dias no HGU. "O médico deu 48h de vida para minha filha e não sei o que fazer", desabafou a mãe, com medo de perder a filha.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde de Cuiabá, Haurk Douglas Corrêa, as cirurgias cardíacas lideram a lista de pedidos. Ele disse que em média 40 cirurgias são realizadas mensalmente na capital. "Durante o ano, o estado de Mato Grosso tem investido mais de 25% do seu orçamento na área da saúde. O que não tem sido o suficiente pelo aumento na demanda por cirurgias, principalmente em Cuiabá, que recebe pacientes de todo o estado e até da Bolívia", afirmou o secretário.

Apesar do investimento anual de R$ 125 milhões ao ano, repassados pelo Ministério da Saúde para o estado, a Secretaria de Saúde afirma que a falta de estrutura ainda é a causa principal da demora nos atendimentos. "Existe um déficit no número de vagas que será suprido com o aumento no número de leitos nos próximos meses", explicou o secretário.

Conforme o defensor público Cláudio Aparecido Souto, caso não haja cumprimento das liminares, a Justiça pode pedir o bloqueio das contas públicas ou até a prisão do secretário estadual de Saúde. ''A população precisa estar ciente de que existe a Defensoria Pública para os casos urgentes de saúde e procurar os seus direitos'', pontuou.

No caso do bebê que ainda aguarda cirurgia no hospital geral, a Secretaria de Saúde informou que já busca no sistema único de saúde uma vaga para interná-lo em algum hospital particular fora de Mato Grosso. No entanto, até o fechamento desta matéria não recebeu abertura de vaga para encaminhar a menina, mesmo o caso sendo tratado com urgência.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem marca encontro amoroso por aplicativo e acaba esfaqueado
#GERAL
CILADA
Homem marca encontro amoroso por aplicativo e acaba esfaqueado
Caminhoneiro é encontrado morto dentro de veículo em pátio de posto de gasolina
#GERAL
MORTE NATURAL
Caminhoneiro é encontrado morto dentro de veículo em pátio de posto de gasolina
Em leilões, compradores poderão adquirir animais de elite
#GERAL
SEMANA DO CAVALO
Em leilões, compradores poderão adquirir animais de elite
Mulher é encontrada morta por amigo dentro de salão de beleza
#GERAL
MISTÉRIO
Mulher é encontrada morta por amigo dentro de salão de beleza
Trabalhador morre após cair dentro de máquina de ração
#GERAL
DESEQUILIBROU
Trabalhador morre após cair dentro de máquina de ração
Trio de facção sequestra e ameaça matar dupla em MT
#GERAL
VIOLÊNCIA
Trio de facção sequestra e ameaça matar dupla em MT
Confira Também Nesta Seção: