DA REDAÇÃO
O Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes, inaugurou, nesta semana, duas novas sedes da Defensoria Pública, sendo uma em São Felix do Araguaia (1.145 km de Cuiabá) e outra em Água Boa (743 Km de Cuiabá). Esta é a terceira sede no interior do Estado inaugurada por Djalma desde o início deste ano.
Localizada em uma das regiões mais críticas do Estado, São Félix do Araguaia ficou dois anos sem Defensor e estava funcionando no Fórum do Município desde o início do mês, quando Rubens Vera Fuzaro Júnior assumiu a Defensoria da comarca.
O Defensor-Geral ressaltou, no entanto, que Fuzaro tem total apoio da Defensoria Pública Estadual para as ações a serem realizadas. "Foram dois anos difíceis, mas agora é uma estrada sem volta, só vamos avançar cada vez mais”, declarou durante o ato realizado nesta quarta-feira (23).
Furazo Júnior, por sua vez, ponderou que devido ao período em que o município ficou desassistido, a demanda tem sido muito grande. Segundo ele, apenas no último mês, foram em média 60 atendimentos e 40 ações ajuizadas, sendo a maioria delas na Vara da Família. "Mas mesmo com essa demanda, a minha intenção não é ficar no gabinete. Pretendo levar os serviços do órgão à população”.
Logo após o ato em São Félix do Araguaia, Djalma seguiu para Água Boa, sob responsabilidade da Defensora Gisele Chimatti Berna e do Defensor substituto, Wendel Renato da Cruz. De acordo com Gisele, graças aos esforços do Defensor-Geral hoje Água Boa tem condições de atender a população com dignidade.
Já Djalma lembrou que esteve na comarca no início deste ano e estava lutando para que a sede fosse inaugurada o mais rápido possível. Ele destacou ainda, o trabalho dos dois Defensores que atuam no município, classificando como "impecável" e declarou: "Dificuldades existem, mas não podemos nos acomodar".
Presente no ato de inauguração, o juiz Anderson Junqueira destacou a importância da Defensoria Pública. "Água Boa tem uma demanda muito grande e nós precisamos da Defensoria para que a verdadeira Justiça seja realidade. Só seremos um país desenvolvido com acesso a Justiça e isso só acontece com a presença da Defensoria".
Além das inaugurações, nesta semana o Defensor-Geral ainda visitou as comarcas de Nova Xavantina (659 Km de Cuiabá) e Barra do Garças (503 Km de Cuiabá).
Ações
Djalma Sabo Mendes assumiu a Defensoria Pública do Estado em janeiro deste ano e, desde então, além da inauguração das três novas sedes, conseguiu efetuar o chamamento de 19 novos Defensores Públicos e pretende convocar mais 20 aprovados no último concurso realizado pelo Estado até o início de 2014.
Hoje o órgão está presente em 42 comarcas do Estado, mas o projeto do Defensor-Geral é levar a Defensoria Pública a todas as 70 comarcas existentes em Mato Grosso.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.