DA REDAÇÃO
A Delegacia Fazendária de Mato Grosso (Defaz) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), a “Operação Sodoma 2”, que combate fraudes no Programa de Incentivos Fiscais em Mato Grosso (Prodeic).
De acordo com o delegado Lindomar Tóffoli, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e também de prisões.
Entre os presos, está o ex-secretário de Administração Cezar Zilio, que comandou a Pasta entre os anos de 2011 e 2013, na gestão de Silval Barbosa.
Os outros mandados de prisão foram cumpridos contra Karla Cecília Cintra, considerada braço-direito de Nadaf na Fecomércio (Federação Mato-Grossense do Comércio), e Wilians Paulo Mischur, proprietário da empresa Consignum, que atua no ramo de empréstimos consignados - além dos ex-secretários Pedro Nadaf (Casa Civil), Marcel de Cursi (Fazenda)
As supostas fraudes no Prodeic já levaram às prisões do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), e de Nadaf e Marcel de Cursi, presos desde setembro e 2015.
Réu, dono de gráfica é conduzido coercitivamente (atualizado às 9h05)
O empresário Antônio Roni de Liz, da gráfica De Liz Ltda., acaba de chegar na Delegacia Fazendária. Ele foi conduzido coercitivamente para depor.
Conhecido como Roni, o empresário é réu e acusado de participar de um esquema de fraudes em licitações de materiais gráficos na Assembleia Legislativa.
Ele foi alvo de bloqueio de bens, juntos com outros reus, que chegou à cifra de R$ 37 milhões.
Dono da Intergraf e ex-diretor do DAE de VG também é conduzido coercitivamente (atualizado às 9h21)
Outro dono de gráfica, e também réu por suposto esquema na Assembleia, Evandro Gustavo Pontes da Silva, também acaba de chegar à Delegacia Fazendária para depor. Ele é dono da E. G. P. da Silva – ME (Intergraf Gráfica e Editora), e teve bens bloqueados, recentemente, ate o valor de R$ 2.315.907,72.
Evandro foi presidente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Várzea Grande, durante a gestão do prefeito cassado Wallace Guimarães.
Ele também foi coordenador financeiro da campanha de Wallace, em 2012, e teve seus sigilos quebrados pela Justiça, onde foi confirmada a prática de "caixa 2" - o que levou a cassação do então prefeito.
Polícia faz busca e apreensão e delegado confirma prisão de Zílio (atualizada às 9h40)
O ex-secretário de Estado César Zílio continua em seu escritório, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, onde agentes da Polícia Civil fazem busca e apreensão.
Houve rumores de que ele não teria tido mandado de prisão preventiva decretado, mas o delegado Lindomar Tóffoli confirmou ao MidiaNews, por telefone, que ele será preso preventivamente.
Delegado confirma relação de presos (9h50)
O delegado Flavio Strigueta, diretor de Ações Especiais da Delegacia Fazendária, confirmou as prisões preventivas de Pedro Nadaf, Marcel de Cursi, Karla Cecília Cintra, Cézar Zilio e Wilians Paulo Mischur.
Karla Cintra foi funcionária da Fecomércio, e era considerada o braço direito de Nadaf na institutição. Ela estava sendo monitorada por tornozeleira eletrônica desde a primeira fase da Operação Sodoma.
Empresa de consignados teria beneficiado ex-secretários (atualizado às 10h25)
O empresário Wilians Paulo Mischur, da Consignum, atua há vários anos junto a órgãos públicos em Mato Grosso, no ramo de empréstimos consignados a servidores.
Segundo apurou a reportagem, supostas transações de sua empresa teriam beneficiado ex-secretários de Estado, inclusive na compra de imóveis.
Zílio chega na sede da Defaz (Atualizado às 10h30)
O ex-secretário de Estado da Administração, César Zilio, chegou há instantes na sede da Delegacia Fazendária, em Cuiabá. Ele é um dos que tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça, por suposto envolvimento em fraudes e atos de corrupção no Estado.
Ele deve depor e, em seguida, ser encaminhado ao Centro de Custódia de Cuiabá.
Veja o momento da chegada de Zílio:
Mandado contra Zílio cita suspeita de lavagem de capitais (atualizado às 11h10)
Além de seu escritório, no bairro Santa Rosa, a residência do ex-secretário Cesar Zílio foi alvo de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira. Segundo o mandado, a suspeita é de crimes de lavagem ou ocultação de capitais.
Sua residência fica no condomínio Florais dos Lagos, em Cuiabá.
Karla Cintra é encaminhada para o IML (atualizada às 11h05)
A ex-secretária de Pedro Nadaf na Fecomércio, Karla Cintra, foi encaminhada para o Instituto Médico Legal, após prestar depoimento aos delegados da Delegacia Fazendária.
Dinheiro foi usado para compra de terreno (11h37)
As investigações apuraram que parte dos cheques repassados como pagamento de propina a servidores públicos foram utilizados para a aquisição de um imóvel localizado na Avenida Beira Rio, bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.
Advogado de Zílio diz que não teve acesso aos autos (11h51)
O advogado Ulisses Rabaneda, que defende o ex-secretário Cezar Zilio, afirmou que ainda desconhece o objeto da investigação. "Ao que sabemos até agora, preliminamente, é relativa à compra e venda de imóvel entre particulares", afirmou o advogado.
O advogado criticou a ação da Polícia Civil. "Antes de se ouvir as pessoas, já se faz um juízo e já se prende a pessoa". Ele afirmou que, antes de Zílio prestar qualquer depoimento, vai precisar saber do que está sendo acusado. "É um direito de todo acusado saber qual é a acusação".
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.