LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
O secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, é acusado de suposto envolvimento em uma invasão de terra na região de Brasnorte (625 quilômetros ao norte de Cuiabá). A denúncia foi feita pelo fazendeiro Francisco Vilaro Carrasco, um dos sócios da Fazenda Carandá, no MPF (Ministério Público Federal) e na Polícia Federal. Além disso, as acusações também foram apresentadas no MPE (Ministério Público Estadual).
Francisco Carrasco já foi ouvido no Inquérito Policial nº 044/2012, que investiga o caso, em depoimento na Delegacia Municipal de Sapezal, no dia sete de agosto de 2012. Ele relatou que o secretário chefe da Casa Civil é quem estaria comandando a invasão de seu imóvel.
No depoimento, Carrasco afirmou que pistoleiros teriam sido contratados pelo secretário para invadir a área. Um homem chamado “Elton Baragão seria o testa de ferro de José Lacerda”.
Ainda de acordo com as informações colhidas no depoimento à polícia, o “Barragão teria montado uma associação de fachada, supostamente comandada pelo secretário José Lacerda, denominada Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mundo Novo”, para reivindicar a área. Além disso, Carrasco ressaltou que “esta não seria a primeira área de terra invadida por Lacerda”.
“O secretário está criando situações que não são verdadeiras. Ele está desrespeitando a Justiça. Logo ele, que tinha que primar pela ordem no Estado”, destacou o fazendeiro ao MidiaJur.
Entenda o caso
A Carandá Empreendimentos Ltda e Comercial Paco de Pneus Ltda, em que o fazendeiro é um dos sócios, é proprietária e detém a posse da área, localizada em Brasnorte, desde 1994.
O imóvel foi invadido em 2006 por um grupo que supostamente teria ligação com o secretário. As pessoas pertencentes ao grupo, se intitulavam integrantes da Associação dos Pequenos Produtores do Mundo Novo, e teriam sido liderados por Elton Barragão. “Ele é pessoa de duvidosa idoneidade, ainda mais que responde por inúmeros processos criminais, inclusive homicídio e porte de armamento pesado”, diz trecho da denúncia apresentada no Ministério Público Federal.
Em decorrência dessas invasões, o fazendeiro propôs no Judiciário uma ação de reintegração de posse, com pedido de liminar, em favor da associação na comarca de Campo Novo dos Parecis. A liminar foi concedida e determinou a imediata desocupação da área invadida, “restando, todavia, prejuízos imensuráveis aos seus proprietários”.
Em fevereiro de 2010 o imóvel foi invadido novamente por Elton Barragão, com outro grupo de pessoas.
“Todos eles fortemente armados tornaram a invadir as terras pertencentes à Fazenda Carandá, ali trafegando de forma bastante ameaçadora e acintosa, com motocicletas e camionetes, e exibindo-se dentre outras, com espingardas, metralhadoras e fuzis, tudo presenciado de maneira aterrorizante pelo ora requerente”, conforme trecho da denúncia no MPF.
Desde então o esbulho é discutido no Judiciário.
Outro Lado
A reportagem tentou falar com o secretário, mas não obteve êxito.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.