LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rubens de Oliveira Santos Filho, afirmou que o trabalho realizado em 2011 e 2012 será colhido a partir do próximo ano, principalmente, no que diz respeito a celeridade na tramitação processual. Um dos investimentos feitos para garantir essa agilidade foi a nomeação de novos servidores e também de magistrados.
Somente em 2012, de acordo com Rubens de Oliveira, foram nomeados 424 servidores, sendo destes 281 analista judiciário, cargo de nível superior, 139 técnicos e quatro distribuidores. Desse total, apenas 20 servidores foram empossados no Tribunal de Justiça, o restante foi lotado na primeira instância.
Além dessas nomeações, a Justiça Estadual convocou, em julho deste ano, 43 candidatos aprovados no concurso público para o cargo de juiz substituto. Todos já estão atuando nas comarcas de primeira entrância, em muitas cidades, como o próprio desembargador assegurou, em que não havia nenhum juiz trabalhando.
Outro avanço na sua gestão, segundo o presidente, foi o lançamento do processo seletivo para contratação de juízes leigos. São 60 juízes contratados que irão desempenhar a função diretamente nos juizados especiais. “Vai desafogar o trabalho e dar mais celeridade na tramitação dos processos”, frisou.
Ainda conforme ressaltou Rubens de Oliveira, houve um aumento na contratação de estagiários para atuar nas varas e no Tribunal. Saiu de 900 para 1200 estudantes.
“São investimentos no primeiro grau que irão dar retorno nos resultados de 2013. Estou muito satisfeito com os avanços que conquistamos em 2012 que irão proporcionar maior celeridade processual no próximo ano”,enfocou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.