DA REDAÇÃO
“O I Encontro de Formadores é um marco na formação de magistrados no Brasil e a Esmagis -MT está sendo precursora nesse processo de regionalizar os encontros. Isso é de extrema relevância e mostra a importância que o Estado tem dado para a formação de magistrados”.
A afirmação é do professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Fernando Assis. Ele foi um dos convidados a ministrar as aulas durante o I Encontro de Formadores da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), realizado na sede do Poder Judiciário, em Cuiabá.
Com o olhar voltado para a prática pedagógica, especialmente no que se refere ao planejamento para estudos e formação de magistrados e servidores, Fernando Assis ressalta que o resultado com a prática de formação é extremamente significativo, principalmente com relação a questões que envolvem a justiça, onde se decide a vida das pessoas.
“Sabemos que com uma formação de base sólida e uma formação continuada desenvolvida de modo sério, seguramente vamos ter magistrados trazendo celeridade para os processos judiciais e naturalmente prestando melhor serviço jurisdicional a quem de fato precisa.”
A diretora da Esmagis-MT, desembargadora Maria Erotides Kneip explica que o objetivo da realização desse primeiro encontro é a integração e difundir conhecimentos, práticas da formação de formadores e a apresentação e discussão de proposições para o desenvolvimento do planejamento anual da Esmagis-MT. Com base nas discussões entre os professores, os alunos/formadores/magistrados, mediante suas próprias experiências diárias, será elaborado o plano de cursos a serem oferecidos pela escola.
“Foi uma oportunidade maravilhosa para podermos reunir os formadores, os professores da Esmagis. Fazer primeiro com que eles repensassem seu papel de professores, o que nós queremos que os magistrados de Mato Grosso aprendam, o que nós precisamos fazer para melhorar suas atuações enquanto magistrados. Discutimos muito esse papel de magistrado diante das realidades sociais, dos bolsões de miséria e de toda dificuldade do povo brasileiro. Dentro desse pensamento, dessa revisão conceitual da nossa missão que nós fizemos estamos elaborando o calendário de cursos da nossa escola. Esse encontro foi fundamental, realmente precisava acontecer e tenho certeza que a partir disso nós seremos muito melhores formadores”, observa a desembargadora.
A fundamental importância sobre o planejamento, em especial no que diz respeito à formação, seja ela inicial ou continuada, foi pontuada pelo desembargador Caetano Levi Lopes, diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Ele participou dos três dias de evento e afirma que planejar é essencial para o estabelecimento de metas e para os caminhos a serem seguidos.
“Sem dúvida o magistrado tem que estar cada vez mais informado, mais preparado. E nós formadores temos essa missão, de colaborar com nossos colegas, aprimorando os conhecimentos de todos porque quem ganha com isso é a sociedade. A Esmagis-MT está de parabéns. A desembargadora Maria Erotides, a dirigente, merece todos os elogios por essa iniciativa, porque todos ganham”, ressalta.
Formadora da Esmagis-MT, a juíza Cristiane Padim, que coordena o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) ministra cursos para juízes coordenadores dos Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) sobre a atuação deles. Ela participou do encontro e avalia essa oportunidade como mais uma etapa de aprendizado.
“A Enfam tem como prioridade nos ensinar para que possamos compartilhar os conhecimentos. A nossa escola, a Esmagis é digna de toda gratidão de nós formadores pela preocupação da administração em nos qualificar. Aqui faço referência especial para a desembargadora Maria Erotides, pela atenção em nos acolher, nos incluir e capacitar para formarmos os colegas, inclusive aqueles do próximo concurso e manter atualizados os demais, com conscientização, aprendizado, da construção conjunta de uma atuação melhor na magistratura.”
O I Encontro de Formadores da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) foi realizado na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, de segunda até essa quarta-feira (17 a 19 de fevereiro), com a participação de convidados vinculados à Escola Nacional da Magistratura (ENM) e da Enfam, como o desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam; o juiz titular da Vara do Júri de Campinas (SP) José Henrique Rodrigues Torres, formador de formadores e membro da Comissão de Assessoramento Pedagógico da Enfam e a professora da Universidade de Coimbra, Ana Luiza Reis
Leia mais sobre o assunto:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.