Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014, 14:31 - A | A

23 de Dezembro de 2014, 14h:31 - A | A

JUSTIÇA / FÓRUM DE CONCILIAÇÃO

Juiz Hildebrando Marques representa TJ-MT em evento

O objetivo do Fórum é unificar os entendimentos relativos à conciliação

DA REDAÇÃO
COM TJ-MT



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso teve um de seus magistrados escolhidos para ser membro do recém criado Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), instalado durante o Encontro Nacional de Núcleos e Centrais de Conciliação, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O objetivo do Fórum é unificar os entendimentos relativos à conciliação.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, juiz Hildebrando da Costa Marques, foi eleito vice-presidente do Fonamec. A escolha do magistrado deve-se ao excelente trabalho realizado pelo Tribunal de Justiça na instalação dos Centros Judiciários nas comarcas do Estado e que foi apresentado como um case de sucesso durante o evento.

O magistrado fez uma apresentação para os participantes do encontro mostrando como o Poder Judiciário de Mato Grosso conseguiu cumprir, antes do prazo, as determinações da Resolução 125/2010 do CNJ, que estabeleceu normas e prazos para instalação de núcleos e centros judiciários por parte dos tribunais de Justiça do país.

Conforme ele, pela resolução Mato Grosso teria que instalar, até 2017, núcleos e centros judiciários em todas as comarcas de entrância especial, terceira e segunda entrância, o que totalizaria 33 centros, incluindo a Central de Primeiro Grau de Cuiabá.

Em razão das dificuldades que os tribunais estavam tendo de implantar o número de centros previstos na resolução, o CNJ acabou mudando a redação deste dispositivo, alterando para 2015 o prazo para a instalação dos centros judiciários e somente nas comarcas de entrância especial e terceira entrância. Com isso, a meta de Mato Grosso cairia de 33 para 12 centros judiciários.

“O Tribunal de Justiça do Estado, mesmo com esta nova redação, decidiu manter a primeira meta, com a instalação dos 33 centros. Até agora já foram instalados 28 Centros Judiciários, além da Central de Conciliação de Cuiabá e a Central de Segundo Grau. Só este ano, foram instalados 17 centros. No próximo ano já está confirmado à instalação nas comarcas de Rondonópolis, Poxoréu, Canarana e Pontes e Lacerda. Já foi autorizada também a instalação de mais 10 centros, totalizando 14 em 2015”, diz o juiz.

Mas como a meta foi cumprida e superada antes do prazo estipulado pelo CNJ? O magistrado explica que isso se deve a uma somatória de fatores. Tudo começou com a instalação do Núcleo, que ocorreu meses depois da publicação da resolução (julho de 2011). Logo em seguida foi feito um planejamento detalhado de instalação dos centros, como seria o formato, as normas disciplinando todos os trabalhos, o regimento interno, enfim, tudo foi normatizado antes da implantação.

Outro ponto importante foi à capacitação dos conciliadores para atuar nos centros judiciários. Mato Grosso está entre os únicos três estados da federação que forma instrutores. A primeira turma de conciliadores foi capacitada na Escola dos Servidores por uma equipe do CNJ. Hoje 19 instrutores são habilitados pelo Núcleo – com cursos no CNJ - para formar outros conciliadores e mediadores para atuar no âmbito do Poder Judiciário. “Nós temos completa autonomia para formação do nosso mediador. Só este ano 905 mediadores e conciliadores foram capacitados pelo Núcleo”.

O magistrado diz ainda que a informatização foi também fundamental para concretização do projeto. “Não usamos papel, tudo é eletrônico. Uma decisão importante foi criar o piloto. Tudo foi formatado neste piloto. Primeiro testamos todas as ferramentas, todas as rotinas, quando vimos que estava tudo certo replicamos para as comarcas”, explica o juiz, completando que foi criado também um manual de instalação de centros que está disponível no site do Tribunal. “Tudo foi planejado, por isso nós conseguimos avançar”.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Policiais apreendem 30 celulares em caminhão na PCE
#GERAL
FLAGRANTE
Policiais apreendem 30 celulares em caminhão na PCE
Bebê de 11 meses morre após reação alérgica a antibiótico
#GERAL
FATALIDADE
Bebê de 11 meses morre após reação alérgica a antibiótico
Professora denuncia suposto estupro de criança de dois anos
#GERAL
ABUSO
Professora denuncia suposto estupro de criança de dois anos
Envolvidos em homicídio, 6 membros do CV morrem em confronto com policiais
#GERAL
FAROESTE PANTANEIRO
Envolvidos em homicídio, 6 membros do CV morrem em confronto com policiais
MT pagará férias de professores contratados e resolve impasse
#GERAL
CORREÇÃO HISTÓRICA
MT pagará férias de professores contratados e resolve impasse
Babá denuncia patrões por humilhação e agressão em MT
#GERAL
AMBIENTE TÓXICO
Babá denuncia patrões por humilhação e agressão em MT
Confira Também Nesta Seção: