LUCAS RODRIGUES
DA REDAÇÃO
O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, marcou para os dias 4 e 8 de junho os interrogatórios dos réus da ação penal derivada da 2ª fase da Operação Seven.
A decisão foi dada na última sexta-feira (20). Já nos dias 25, 28 e 30 de maio serão ouvidas as 22 testemunhas do processo.
A Operação Seven apura suposto esquema que consistiu, em tese, no desvio de R$ 7 milhões do Estado, concretizado por meio da compra de uma área rural de 727 hectares na região do Lago de Manso, em Chapada dos Guimarães.
Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), a área já pertencia ao Estado e foi adquirida novamente do médico Filinto Corrêa da Costa, com preço superfaturado de R$ 4 milhões.
A 2ª fase da operação, que resultou nesta ação, apura o destino do valor desviado, que teria sido “lavado” pelos integrantes do esquema para ocultar os crimes.
Neste processo são réus: o médico Filinto Correa da Costa e seus dois filhos, o advogado João Celestino Correa da Costa Neto e o empresário Filinto Correa da Costa Junior; o procurador aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o “Chico Lima”; os ex-secretários de Estado Pedro Jamil Nadaf e Marcel Souza de Cursi; o ex-presidente do Intermat, Afonso Dalberto; o ex-presidente da Metamat, João Justino Paes de Barros; o diretor do Sesc em Mato Grosso, Marcos Amorim da Silva; o fazendeiro Roberto Peregrino Morales; e os empresários Luciano Cândido do Amaral, Antônia Magna Batista da Rocha e André Luiz Marques de Souza.
Destes, Nadaf, Dalberto , João Justino e André Souza se tornaram delatores, confessando o esquema e devolvendo valores aos cofres públicos.
Já Filinto Corrêa e Chico Lima, que são cunhados, também confessaram a fraude. Porém, eles negaram ter tentado “lavar” o dinheiro.
Alair Ribeiro/MidiaNews
O procurador aposentado Chico Lima, um dos réus da ação
Entre as testemunhas arroladas, estão a ex-secretária da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Narjara Bairros, que é esposa de Nadaf, e o empresário Jurandir Vieira, dono da Solução Cosméticos.
As audiências do caso já haviam sido marcadas anteriormente pela juíza Selma Arruda, mas Jorge Tadeu redesignou as datas, uma vez que estará de licença nas datas anteriormente agendadas.
Veja as datas, testemunhas e réus das audiências:
Dia 25 de maio de 2018 (testemunhas de defesa de Afonso Dalberto e Roberto Pelegrino)
Egnaldo da Silva Gois
José Gonçalo de Souza
João Bertoli Filho
Benedito Bento Sobrinho
Dia 28 de maio (testemunhas de Filinto Correa da Costa, Filinto Correa da Costa Júnior e Chico Lima)
Jurandir Silva Vieira (dono da Solução Cosméticos)
Gerson Dalcanale
Michael Malouf
Fernando Salgado
Giancarlo Castrillon (ex-presidente do Detran-MT)
Fernando Metello Gomes de Almeida
Clovis Rodrigues Taques de Andrade
Luciano Luiz Brecovici
Bettânia Maria Gomes Pedroso Herlos
Maria Aparecida Andrade Lima Corrêa da Costa.
Dia 30 de maio (testemunhas de Marcel de Cursi e Marcos Amorim)
Narjara Bairros (ex-Jucemat e esposa de Pedro Nadaf)
Davi Ferreira Botelho
Fernando Siqueira
Ondina E. S. de Amorim Lima
Valdir Simão
Odirlei Reichordt
Marco Antonio Sales Carvalho;
Jean Jackes do Carmo
Dia 4 de junho (interrogatórios)
André Luiz Marques de Souza
Afonso Dalberto
Pedro Nadaf
João Justino Paes de Barros
Filinto Correa da Costa
Filinto Correa da Costa Júnior
Dia 8 de junho (interrogatórios)
João Celestino da Costa Neto
Luciano Cândido do Amaral
Marcel Souza de Cursi
Marcos Amorim da Silva
Antonia Magna Batista da Rocha
Chico Lima
Roberto Pelegrino Morales (que será ouvido em Mato Grosso do Sul)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.