DA REDAÇÃO
Os juízes Bruno D'Oliveira Marques e Wladys Roberto F. do Amaral, respectivamente diretor e diretor substituto do Foro da Comarca de Lucas do Rio Verde (354km a norte de Cuiabá), foram homenageados pela Ordem dos Advogados do Brasil e Prefeitura local pelos bons préstimos a sociedade. Os magistrados foram promovidos e iniciarão o ano de 2013 em comarcas de Terceira Entrância. Na mesma oportunidade, o servidor destaque da comarca no ano de 2012 também foi homenageado.
O juiz Wladys, representado por sua assessora, por estar em transferência para a Segunda Vara Cível de Cáceres, afirmou que este foi um período de muitas vitórias. “Saio com a sensação de dever cumprido e de gratidão pelo o que o Município nos proporcionou na realização profissional e pelo bom relacionamento com a comunidade jurídica, que fez com que a prestação jurisdicional pudesse ser efetivada de forma mais tranquila e serena. Como tudo na carreira tem um prazo, temos que seguir a adiante, mas esse período vai ficar marcado na minha memória”, asseverou o magistrado, que já havia jurisdicionado na Quarta Vara Criminal de Lucas do Rio Verde por dois anos e, posteriormente, depois de um período em outra unidade judiciária, retornou à comarca para atuar na Segunda Vara Cível, por mais um ano.
O magistrado destacou entre os principais feitos a melhora considerável no setor social da comarca. “Reduzimos bastante o número de crianças na Casa de Abrigo. Quando iniciamos tínhamos 27, hoje temos apenas sete crianças. Se levarmos em consideração que o Município tem cerca de 55 mil habitantes, é um número bastante positivo. Para isto realizamos este ano três pautas específicas de audiências, objetivando o retorno das crianças aos seus lares”, destacou o magistrado, que ainda pontuou outra grande vitória conquistada em prol da sociedade. Em abril deste ano nova estrutura da unidade prisional foi entregue. Ela é considerada uma das mais modernas do Estado, com capacidade para 180 presos em regime fechado.
Wladys Amaral revelou que a unidade foi construída após recomendações do Poder Judiciário ao Poder Executivo, que compreendeu a importância da obra. “A unidade antiga não oferecia condições mínimas para os reeducandos, que agora estão em uma estrutura melhor. No antigo espaço deverá ser construída uma praça, cujo nome será Praça da Liberdade”.
O juiz Bruno D'Oliveira Marques, que permaneceu por dois anos e meio na comarca, antes de ser transferido para a Primeira Vara Criminal de Barra do Garças, também destacou a importância do reconhecimento dos trabalhos por parte da Prefeitura e da OAB. “Sinto-me honrado por ter jurisdicionado em um Município com tamanha importância socioeconômica para o Estado e para o País. Não sei se fiz o melhor, mas fiz o melhor que sei e pude fazer”, disse o juiz Bruno, que permaneceu à frente da diretoria do Foro por cerca de um ano e durante um ano e oito meses foi responsável por duas varas na comarca.
Bruno Marques também destacou alguns feitos durante a passagem pela unidade judiciária. A implantação da Justiça Comunitária, a doação de aproximadamente 300 bens apreendidos pela prática de crimes como receptação, roubo e tráfico (ato em parceria com o juiz da Quarta Vara, Cássio Luis Furim, e o juiz da Vara da Infância, Wladys Roberto do Amaral); o benefício a oito instituições propiciado pela doação de bens inservíveis do Poder Judiciário, entre eles 50 computadores e móveis, perfazendo total de 80 objetos; a ampliação do setor psicossocial da comarca, com sala para coleta do Depoimento Sem Dano, com a aquisição e instalação de TV de tela plana, brinquedos e móveis, além da aquisição de testes psicológicos de última geração, a serem empregados no depoimento de crianças vítimas de violência e abuso (em parceria com entidades privadas). “Digo que hoje temos um dos melhores setores sociais, em termos de estrutura física das comarcas de Mato Grosso”, complementou o juiz Wladys.
A placa concedida pela OAB cita o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol da advocacia e da sociedade luverdense. “Ambos os magistrados realizaram excelentes serviços. Além de um atendimento diferenciado pela humildade. É um momento de tristeza e também alegria, pois estamos perdendo dois magistrados comprometidos com sua função e, ao mesmo tempo, eles têm seus serviços reconhecidos pela promoção. A advocacia se fez presente na solenidade após aprovar a entrega da homenagem durante reunião ordinária. É a lembrança de 55 mil habitantes que reconheceram o grande empenho dos magistrados”, ponderou o presidente da Subseção da Comarca de Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi.
Na oportunidade, o técnico judiciário Gentil Vieira de Barros, que está na comarca há quatro anos, recebeu o reconhecimento como Servidor Destaque 2012. “É gratificante ter sido escolhido pelos meus próprios colegas. Fico agradecido e me sinto com maior responsabilidade em responder a esta confiança”, finalizou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.