Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025
icon-weather Cuiabá
30°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025
icon-weather Cuiabá
30°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Segunda-feira, 07 de Julho de 2025, 09:45 - A | A

07 de Julho de 2025, 09h:45 - A | A

JUSTIÇA / DANOS MORAIS

Justiça cita ataque sensacionalista e condena empresário a indenizar secretária

Kelluby de Oliveira foi alvo de acusações inverídicas durante uma entrevista do representante da Síntese Comercial Hospitalar em maio de 2023

DA REDAÇÃO



 

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Kelluby de Oliveira Silva, será indenizada por danos morais, após ser alvo de acusações e comentários inverídicos feitos pelo empresário Frederico Aurélio Bispo, representante da Síntese Comercial Hospitalar, durante uma entrevista ao vivo, concedida em maio de 2023.

Na decisão proferida pela 3ª Vara Cível de Cuiabá, a juíza Ana Paula da Veiga Carlota Miranda entendeu que o empresário extrapolou os limites da liberdade de expressão ao vincular a imagem da servidora a práticas ilícitas, sem apresentar qualquer respaldo probatório.

Na ocasião, mesmo sem citar diretamente o nome de Kelluby, o empresário utilizou expressões como “a mulher da SES” e “a secretária que assinou”, referências que, segundo a sentença, foram suficientes para identificá-la publicamente em razão da função de destaque que ocupava na secretaria.

Além das declarações sensacionalistas, a entrevista teve grande repercussão, sendo reproduzida por outros veículos de comunicação locais, o que ampliou o alcance do conteúdo ofensivo. “As expressões utilizadas permitiram sua identificação por qualquer cidadão informado, além de ter havido valoração exacerbada da mesma”, destaca a magistrada na sentença.

Leia mais:

Juiz de MT manda instituição de ensino ofertar disciplina obrigatória

Ao analisar o caso, a Justiça concluiu que houve violação à honra e à imagem da autora, configurando ato ilícito nos termos do artigo 186 do Código Civil. A sentença também ressaltou que a liberdade de expressão não pode ser usada como escudo para acusações irresponsáveis e sem fundamento.

A decisão determinou o pagamento de indenização por danos morais pelos réus em razão da repercussão negativa e da tentativa de desmoralização pública da servidora.

Segundo os advogados Pascoal Santullo Neto e Leonardo da Silva Cruz, responsáveis pela condução do caso, a sentença representa um avanço importante no combate à desinformação e na defesa da dignidade dos servidores públicos.

“A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas deve ser exercida com responsabilidade. Quando ultrapassa os limites legais e constitucionais, gerando danos à honra e imagem de alguém, deve haver reparação, como ocorreu nesse caso”, destacam.

Relembre o caso

No dia 11 de maio de 2023, o empresário concedeu uma entrevista à Rádio Cultura FM em que ele afirmava que teve os contratos de sua empresa ilegalmente rescindidos com a SES e com a Empresa Cuiabana de Saúde, alegando um suposto direcionamento de contrato em favor de outra empresa.

O empresário trouxe ainda uma gravação que mencionava “a mulher da SES”, dizendo com sensacionalismo que iria revelar quem seria “a mulher da SES”, de forma pejorativa. Na ocasião, o entrevistado chegou a citar o nome de Kelluby, no entanto não apresentou nenhuma prova sobre as declarações.

Em maio deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma investigação contra a empresa Síntese Comercial Hospitalar Ltda. e outras associadas ao mesmo grupo econômico para apurar possíveis irregularidades em contratos de fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) destinados à rede pública de saúde em Mato Grosso.

As supostas práticas fraudulentas teriam efeitos diretos sobre a prestação de serviços médicos, especialmente no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Passageiros fazem
#GERAL
VEJA VÍDEO
Passageiros fazem "força tarefa" para retirar ônibus que caiu em buraco no centro de Cuiabá
Frente fria chega nesta sexta em Cuiabá; fim de semana registrará 14ºC
#GERAL
PREPARE O AGASALHO
Frente fria chega nesta sexta em Cuiabá; fim de semana registrará 14ºC
Polícia Civil esclarece furto milionário a joalheria em Cuiabá; suspeito é preso no DF
#GERAL
R$ 1,5 EM JOIAS
Polícia Civil esclarece furto milionário a joalheria em Cuiabá; suspeito é preso no DF
Mais de 500 são resgatados de trabalho escravo em obra no interior
#GERAL
EXPLORAÇÃO HUMANA
Mais de 500 são resgatados de trabalho escravo em obra no interior
Operador de máquinas desaparece; mãe recebe vídeo de supostos membros do CV
#GERAL
MISTÉRIO
Operador de máquinas desaparece; mãe recebe vídeo de supostos membros do CV
Bebê de 3 meses dá entrada em UPA em estado grave e morre; polícia investiga
#GERAL
ASFIXIA
Bebê de 3 meses dá entrada em UPA em estado grave e morre; polícia investiga
Confira Também Nesta Seção: