Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
icon-weather Cuiabá
37°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
icon-weather Cuiabá
37°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023, 20:06 - A | A

08 de Novembro de 2023, 20h:06 - A | A

JUSTIÇA /   HERMES 2

Justiça Federal nega pedido de prisão de empresários por falta de provas; Veja Nota



A juíza da 1ª Vara Federal de Campinas (SP), Raquel Coelho Dal Rio Silveira, negou o pedido de prisão contra empresários investigados na Operação Hermes (Hg) II, deflagrada na manhã desta quarta-feira (8), na cidade paulista e que teria como alvo de busca e apreensão pelo menos três mineradoras localizadas em Mato Grosso.  

O pedido de prisão temporária foi feito pela Polícia Federal contra os 16 possíveis investigados, dentre eles, o filho do governador Mauro Mendes, o empresário Luís Antonio Taveira Mendes.

Contudo, a juíza federal negou o pedido de prisão por falta de provas.  "Manifestou-se o órgão ministerial pelo indeferimento, entendendo pela ausência de vínculo associativo entre os demais investigados e o grupo VEGGI [ foco da Operação Hermes (Hg) I] bem como que, retirando-se tal circunstância, as evidências não apontam para a prática de quaisquer dos delitos [..] imprescindível para a decretação da cautelar temporária", observa a decisão da juíza.

Os empresários que tiveram pedido de prisão negado são Thiago Mendonça de Campos; Jeferson Dias Castedo; Willian Leite Rondon; Valdinei Mauro de Souza; Ronny Morais Costa; Filadelfo dos Reis Dias; Marcio Macedo Sobrinho; Marcelo Massaru; Euler Oliveira Coelho; Luis Antônio Taveira Mendes; Antônio Jorge Silva; José Ribamar Silva Oliveira; Darcy Winter; José Carlos Morelli; Edilson Rodrigues Campos; e Rodrigo Castrillon Lara Veiga. 

A defesa de Luís Antonio emitiu nota no início da noite classificando como “descabida e absurda a inclusão” do nome do empresário na operação Hermes II.  

“Isto porque, o empresário não exerce qualquer atividade de gestão, direção ou tomada de decisão nas empresas objeto da investigação, e tampouco figura de forma direta como sócio das empresas Investigadas”, diz a nota assinada pelo advogado Hélio Nishiyama.  

Confira a Nota na Íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO  

É absolutamente descabida e absurda a inclusão do empresário Luís Antonio Taveira Mendes na operação Hermes 2, isto porque, o empresário não exerce qualquer atividade de gestão, direção ou tomada de decisão nas empresas objeto da investigação, e tampouco figura de forma direta como sócio das empresas Investigadas.  

O envolvimento do empresário e as medidas cautelares são ilegais e serão questionadas no Tribunal Regional Federal. Inclusive, a Justiça Federal indeferiu de plano, o pedido de prisão temporária solicitado de forma arbitraria pelo delegado da Polícia Federal, por ausência de fundamento jurídico no pedido.  

Por fim, o empresário reafirma seu compromisso com a verdade dos fatos, e se coloca à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.  

Hélio Nishiyama. OAB/MT 12.919

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Trio de facção é preso por torturar parceiro que
#GERAL
SURRA
Trio de facção é preso por torturar parceiro que "estava dando trabalho"
Familiares encontram adolescente morto a tiros em casa em MT
#GERAL
EXECUÇÃO
Familiares encontram adolescente morto a tiros em casa em MT
Corpo de jovem que se afogou em rio após pular de passarela é encontrado
#GERAL
EM DECOMPOSIÇÃO
Corpo de jovem que se afogou em rio após pular de passarela é encontrado
PF bloqueia R$ 15 mi de acusados de lavarem dinheiro do tráfico
#GERAL
OPERAÇÃO EXTRACTUS
PF bloqueia R$ 15 mi de acusados de lavarem dinheiro do tráfico
Mulher morre e três pessoas ficam feridas em capotamento
#GERAL
NA BR-070
Mulher morre e três pessoas ficam feridas em capotamento
Trabalhador sofre descarga elétrica durante limpeza de maquinário e morre
#GERAL
FATALIDADE
Trabalhador sofre descarga elétrica durante limpeza de maquinário e morre
Confira Também Nesta Seção: