Sábado, 19 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 19 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Domingo, 15 de Junho de 2025, 17:30 - A | A

15 de Junho de 2025, 17h:30 - A | A

JUSTIÇA / TARADO DA CASERNA

Justiça nega reintegrar ex-soldado acusado de se masturbar em frente a mulheres

Decisão aponta ausência de urgência alegada pelo PM, que só interpôs a ação oito meses após a demissão

ANGELA JORDÃO



A Justiça Militar do Estado de Mato Grosso indeferiu o pedido de tutela de urgência feito pelo ex-soldado da Polícia Militar, Rodolfo Azevedo Duarte, que buscava sua reintegração imediata ao cargo após ser exonerado em decorrência de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A decisão foi proferida nesta quarta-feira (12), pelo juiz Moacir Rogério Tortato, da 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar.

Rodolfo deixou a corporação após ser detido por praticar atos libidinosos enquanto trabalhava como motorista de aplicativo. Ele chegou a ser detido pelo crime.

O ex-soldado alega vícios insanáveis no processo que resultou em sua demissão, incluindo cerceamento de defesa, inconsistência nas provas e desrespeito a princípios constitucionais como legalidade e presunção de inocência. Segundo ele, a principal testemunha de acusação foi ouvida sem a presença de seu advogado, que teria sido notificado com apenas um dia de antecedência.

Na ocasião, foi nomeada uma defensora que, de acordo com Duarte, limitou-se a uma postura passiva e não questionou a testemunha. Os motivos que levaram a abertura do Processo Administrativo Disciplinar e a sequente exoneração da Polícia Militar não é explicada na ação.

O ex-policial sustentou ainda que a perda do cargo o deixou em situação de desemprego, dificultando sua subsistência. Por isso, solicitou a concessão de liminar para retornar ao cargo e receber os vencimentos correspondentes enquanto o mérito da ação não seja julgado. Também requereu o benefício da gratuidade da justiça, o que foi acolhido pelo juiz.

Contudo, ao analisar o caso, o juiz Moacir Rogério Tortato considerou ausente um dos requisitos essenciais para a concessão da medida liminar: o perigo da demora (periculum in mora). Conforme a decisão, Duarte foi exonerado há cerca de dez meses, mas só ingressou com a ação judicial oito meses depois, o que enfraquece o argumento de urgência e risco imediato à sua sobrevivência.

"A inércia da parte autora em judicializar a controvérsia logo após o ato impugnado, somada ao lapso temporal decorrido até o ajuizamento da presente ação, fragiliza o argumento de urgência", pontuou o magistrado.

Apesar de negar a liminar, o juiz determinou a citação do Estado de Mato Grosso para apresentar seus argumentos. Após essa etapa, o processo seguirá para julgamento antecipado do mérito, conforme prevê o artigo 355 do Código de Processo Civil.

 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Toty 16/06/2025

Por causa da punhetinha o soldado foi exonerado, aff mas tudo bem, quero saber os policiais que estão envolvidos em crime pesado do caso do advogado eles foram exonerados???? Olha a diferença de um caso para outro, vejo então exagero nesse caso, pois os pms foram soltos e estão recebendo salários do nosso dinheiro. Já vi varios casos de punhetinha em estacionamento da Assembleia Legislativa, também nas ruas policial civil que foi reincidente entre outros casos e os camaradas estão no serviço público sem alteração e isso e o Brasil meu povo tmj.

positivo
1
negativo
0

1 comentários

Homem que se passava por menina em jogos online para abusar de crianças é preso
#GERAL
PREDADOR SEXUAL
Homem que se passava por menina em jogos online para abusar de crianças é preso
Criminoso de alta periculosidade é preso em Cuiabá
#GERAL
CRIMINOSO DE ALTA PERICULOSIDADE
Criminoso de alta periculosidade é preso em Cuiabá
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
#GERAL
NO NORTE DE MT
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Motorista morre após caminhão-tanque bater em carreta na MT-338
#GERAL
FOI ARREMESSADO
Motorista morre após caminhão-tanque bater em carreta na MT-338
Motociclista morre após bater em carro no centro de Sorriso
#GERAL
PERDEU CONTROLE
Motociclista morre após bater em carro no centro de Sorriso
Incêndio atinge prédio da agência de publicidade ZF Comunicação
#GERAL
NINGUÉM SE FERIU
Incêndio atinge prédio da agência de publicidade ZF Comunicação
Confira Também Nesta Seção: