Terça-feira, 15 de Outubro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 15 de Outubro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sábado, 20 de Agosto de 2016, 11:08 - A | A

20 de Agosto de 2016, 11h:08 - A | A

JUSTIÇA / EMBATE SALARIAL

Justiça permite corte no ponto de servidores grevistas do Indea

Desembargadora atendeu agravo proposto pela Procuradoria Geral do Estado

DA REDAÇÃO



A Justiça Estadual suspendeu a decisão liminar que determinava que o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) não realizasse o corte de ponto dos servidores grevistas que não retornaram ao trabalho, mesmo após o movimento ser declarado ilegal. 

A decisão é da desembargadora Wandymara Paiva Zanolo, relatora do processo, em agravo proposto pela Procuradoria Geral do Estado contra decisão anterior concedida ao Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap). 

A decisão aponta que no dia 9 de junho a paralisação foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça, mas somente no dia 30 de junho os servidores voltaram às atividades, "razão pela qual o desconto na remuneração dos dias não trabalhados é consequência lógica e imediata".

Na ação, a PGE ressaltou que, caso o Estado tivesse efetuado o pagamento integral, iria remunerar por um serviço que não lhe fora prestado.

Sustentou ainda que a liminar concedida ao Sintap sobre a abstenção do corte de pontos é uma decisão que caberia ao Tribunal Pleno do TJ-MT, já que a demanda envolve questão diretamente relacionada ao direito de greve, impossível de análise em primeira instância.

A presidência do Indea esclarece ainda que a decisão pelo corte de pontos foi tomada somente após deliberações encaminhadas durante o movimento grevista, seguindo uma coerência dos fatos.

Conforme liminar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que considerou a paralisação ilegal e determinou retorno ao trabalho – a decisão foi descumprida por um dos sindicatos que integra servidores do  Indea – culminado com a medida administrativa de corte do pontos dos servidores que não retomaram suas atividades conforme previsão legal estabelecida. 

O Indea reitera mais uma vez que o movimento grevista não se traduz em vitória, tampouco em benefícios aos servidores, governo e sociedade.

Reforça ainda que os obstáculos serão superados e que a direção do instituto deseja a reconstrução da união entre os servidores com o propósito de sempre fortalecer o órgão que, com seu trabalho, conquistou importantes vitórias para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso mediante ações de defesa animal e vegetal e inspeção de produtos e subprodutos de origem animal.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem de 51 anos é encontrado morto em caminhão
#GERAL
MORTE A INVESTIGAR
Homem de 51 anos é encontrado morto em caminhão
Autocuidado é essencial para prevenção do câncer de mama
#GERAL
OUTUBRO ROSA
Autocuidado é essencial para prevenção do câncer de mama
Homem morre afogado ao tentar salvar chinelo do neto em rio de MT
#GERAL
RIO DAS MORTES
Homem morre afogado ao tentar salvar chinelo do neto em rio de MT
#GERAL
PEDIDO DE SOCORRO
"Me ajuda. Meu pai abusou de mim", diz mensagem de aluna em caderno
Jovem denuncia 13 anos de abuso sexual cometido pelo avô em MT
#GERAL
MONSTRO
Jovem denuncia 13 anos de abuso sexual cometido pelo avô em MT
Homem obriga esposa a manter relações sexuais com outras pessoas
#GERAL
ESTUPRO
Homem obriga esposa a manter relações sexuais com outras pessoas
Confira Também Nesta Seção: