DA REDAÇÃO
A juíza Alethea Assunção Santos, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, remeteu ao Tribunal de Justiça do Estado (TJMT) uma ação penal que tem como um dos alvos a ex-secretária estadual de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida (PT). A decisão foi publicada nesta segunda-feira (17), no Diário da Justiça Eletrônico.
A magistrada reconheceu a prerrogativa de foro de Rosa Neide com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), firmado no Habeas Corpus nº 232.627/DF, que garante a competência do Tribunal de Justiça para julgar autoridades por crimes supostamente cometidos durante o exercício do cargo e em razão da função, mesmo que a ação penal tenha sido instaurada após o desligamento do posto.
A denúncia foi recebida em 25 de outubro de 2024. Rosa Neide foi secretária de Estado de Educação no governo de Silval Barbosa, por duas vezes, a primeira no período de 2010 a 2011 e a segunda de 2013 a 2014. No processo, além de Rosa Neide, também figuram como réus Dalmi Fernandes Defanti Junior e Fábio Martins Defanti.
Enquanto Rosa Neide firmou um Acordo de Não Persecução Penal com o Ministério Público, os demais acusados foram denunciados e apresentaram resposta à acusação.
Durante a instrução, a juíza decretou a revelia de Fábio Martins Defanti por ausência de advogado constituído, e o Ministério Público solicitou a remessa dos autos ao TJMT, sob o argumento de que os supostos crimes investigados estão diretamente ligados ao exercício da função pública de Rosa Neide.
Na decisão, a juíza destacou que “há elementos que indicam que os delitos investigados teriam sido perpetrados durante o exercício da função pública e em sua razão”, e reforçou que a Constituição Estadual, em seu artigo 72, confere ao TJMT a competência para processar e julgar secretários de Estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.