DA AMM
Uma nova operação do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, foi efetivada no início da manha desta sexta-feira, 17/10, que realizou uma "varredura” nos pontos estratégicos do município onde é comum a presença de moradores em situação de rua, dependentes químicos e alcoólicos.
Este trabalho mobilizou novamente todos os órgãos que compõem o GGI municipal, Policia Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defensoria Publica, Ministério Publico, Cruz Vermelha, Poder Judiciário, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e entidades comunitárias, com o apoio da CMTU e Gabinete do prefeito.
Durante a abordagem, as pessoas recolhidas por vontade própria foram encaminhados até as dependências da Feira Municipal onde, após tomar café da manhã, passam por uma triagem de identificação, verificação de antecedentes criminais, entrevista com assistentes sociais, corte de cabelo e atendimento de saúde com médicos e enfermeiras.
A operação desta vez contou com a participação do desembargador Marcos Machado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e membro da Comissão Especial Sobre Drogas Ilícitas do TJ.
Ao lado do prefeito Érico Piana, do secretário de Saúde Fabio Lago, da secretária de Assistência Social Márcia Rotili, dos juízes Eviner Valério e Wandinelma dos Santos, Marcos Machado participou das diligências e identificaram e recolheram mais de 30 viciados que deverão agora ser encaminhados ao albergue municipal para um processo de triagem, que visa identificar seus vínculos familiares, e, posteriormente, para internação compulsória, nos casos mais graves, visando a sua desintoxicação e recuperação da sua condição de trabalho e de convívio social.
"O que o prefeito Érico Piana e demais autoridades do GGI de Primavera do Leste estão realizando aqui é um exemplo para todo Estado e deveria merecer a atenção da Associação Mato-grossense dos Municípios. Pessoalmente, pretendo encaminhar esse exemplo à direção do Tribunal de Justiça onde o desembargador Orlando Perri criou uma comissão encarregada de sistematizar estudos nessa área. Vamos incentivar esse trabalho para que magistrados de outras comarcas desdobrem a experiência de integração de gestão implementada com muito sucesso aqui em Primavera do Leste para o enfrentamento de um grave problema social. Os dramas criados pelo vício das drogas precisam ser conhecidos, em suas características municipais e regionais, para que todas as autoridades que lidam com essa questão possam ter exito no seu trabalho” – disse Marcos Machado.
O prefeito Érico Piana disse que tudo que está ao alcance da administração municipal dentro dos meios legais está sendo efetivado para combater a violência e a questão das drogas no município. "Essa força tarefa do GGI que, através de ações integradas, é importante para que se possa mapear e tentar minimizar o índice de violência que o município vem apresentando, que na sua grande maioria é por causa do uso e do comércio de drogas” pontuou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.