Sábado, 21 de Junho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 21 de Junho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sexta-feira, 06 de Junho de 2025, 18:30 - A | A

06 de Junho de 2025, 18h:30 - A | A

JUSTIÇA / TERRA INDÍGENA

MPF denuncia cinco pessoas por garimpo ilegal e extração de madeira em MT

As investigações revelaram que as atividades ilícita resultaram no desmatamento de mais de 27 hectares de floresta nativa

DA REDAÇÃO



O Ministério Público Federal (MPF) denunciou cinco pessoas por crimes de garimpo ilegal e exploração clandestina de madeira na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada em Rondolândia (MT). A investigação revelou que os acusados, incluindo quatro lideranças indígenas e um garimpeiro não indígena, atuavam na extração ilegal de ouro e na exploração de madeira dentro do território indígena sem qualquer autorização dos órgãos competentes.

A Terra Indígena Sete de Setembro é habitada pelo povo Paiter Suruí e abrange uma área de aproximadamente 248 mil hectares. Atualmente, cerca de 1.490 indígenas vivem na região, protegida por legislação federal que proíbe intervenções econômicas sem autorização e sem consulta prévia às comunidades afetadas.

As investigações revelaram que as atividades ilícitas, que ocorrem desde 2016 e se intensificaram significativamente entre 2022 e 2024, resultaram no desmatamento de mais de 27 hectares de floresta nativa do Bioma Amazônico, com danos ambientais estimados em mais de R$ 11 milhões. A operação utilizava maquinário pesado, como escavadeiras hidráulicas, na extração de minérios.

As apurações indicam que as lideranças denunciadas exerciam papel central na coordenação e gerenciamento das atividades de garimpo ilegal, obtendo grandes lucros com a exploração.

Além de se beneficiarem diretamente, os denunciados também obstruíam o trabalho policial e de fiscalização ambiental com ações que incluíam intimidação das equipes de fiscalização, o corte ou bloqueio de pontes para dificultar o acesso de veículos policiais e uma rede de informações para alertar os garimpeiros sobre a chegada das autoridades. Lideranças que se opunham à prática eram ameaçadas.

As provas que fundamentam a denúncia incluem extensos dados telemáticos, como conversas, fotos e vídeos extraídos de contas Google e WhatsApp, que comprovam o conhecimento, a participação, a ingerência e o benefício econômico dos envolvidos.

Conduta reiterada - O MPF ressaltou que a conduta criminal dos denunciados é habitual e reiterada, e que alguns já possuíam condenações anteriores por crimes semelhantes na mesma Terra Indígena. MPF informou que novas denúncias serão propostas futuramente contra outros envolvidos nos crimes.

A denúncia do MPF destaca que os crimes praticados colocam em risco a integridade ambiental da região e os direitos constitucionais dos povos indígenas. Os acusados foram denunciados por usurpação de bem da União, funcionamento de atividade potencialmente poluidora sem licença e extração ilegal de recurso natural.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem acusado de estuprar mulher em MG é preso em Cáceres
#GERAL
CUMPRIMENTO DE MANDADO
Homem acusado de estuprar mulher em MG é preso em Cáceres
 Operação Lei Seca remove 40 veículos em Várzea Grande
#GERAL
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Operação Lei Seca remove 40 veículos em Várzea Grande
Etno Expo 2025 destaca culturas indígenas e impulsiona etnoturismo em MT
#GERAL
CAMINHOS DA ANCESTRALIDADE
Etno Expo 2025 destaca culturas indígenas e impulsiona etnoturismo em MT
Homem morre em batida entre moto e caminhonete no Trevo do Lagarto
#GERAL
TRAGÉDIA NA PISTA
Homem morre em batida entre moto e caminhonete no Trevo do Lagarto
Homem é esfaqueado no pescoço em banheiro de bar
#GERAL
SUSPEITO FUGIU
Homem é esfaqueado no pescoço em banheiro de bar
Obras avançam com escavação de trincheira em Cuiabá
#GERAL
COMPLEXO LEBLON
Obras avançam com escavação de trincheira em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: