LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
Mato Grosso irá sediar em Cuiabá a primeira edição da Caravana das Ouvidorias, que reunirá representantes de ouvidorias públicas dos Estados do Centro-Oeste. O evento será realizado nos dias 24 e 25 deste mês e será replicado nas demais regiões do país pela Ouvidoria da União.
“O principal objetivo da caravana é disseminar o papel das ouvidorias em relação à fomentação da participação social. Queremos o fortalecimento das ouvidorias para que elas sejam o elo entre a sociedade e a administração pública”, destacou o secretário-auditor Geral do Estado, José Alves Pereira Filho, um dos organizadores do evento.
Segundo o auditor, a discussão do papel da ouvidoria é importante para que ela não seja apenas aquele órgão que recebe a informação e repassa, mas que se torne um instrumento que propicie que a sociedade se aproxime mais da administração pública e exerça a participação social de forma mais direta. “Precisamos que o cidadão exerça seu papel no controle social e isso pode ocorrer por meio das ouvidorias”, disse.
A expectativa dos organizadores do evento é que cerca de 200 pessoas participem das discussões. Até o momento já se inscreveram 180 pessoas, sendo que 80 delas são oriundas de outros Estados.
Realidade local
Desde 2011 que a Ouvidoria está ligada à Auditoria Geral do Estado. Conforme José Alves, a Ouvidoria do Estado está avançada no que diz respeito aos mecanismos de aproximação com o cidadão, contudo, ainda precisa de aperfeiçoamento e qualificação de profissionais para atuar nesse setor.
“Somos uma das melhores do país no quesito organização de uma rede interna entre as secretarias. Já distribuímos de forma automática as demandas da sociedade para os setores competentes. Temos tudo interligado. O cidadão que não quiser ligar para a ouvidoria de determinada secretaria poderá utilizar o número de telefone 162 para fazer sua reclamação ou solicitar sua demanda. Entretanto, dentro do próprio governo precisamos profissionalizar mais as ouvidorias”, ressaltou.
Segundo o ouvidor, o Estado tem uma gama muito grande de informações que são disponibilizadas para a população, como contratos, pagamentos, licitações, mas o cidadão acaba tendo muito trabalho para localizá-las. “A gente precisa organizar melhor essas informações, além de não estar acessível à compreensão, pois precisa de uma linguagem fácil para a população. Um exemplo são os relatórios da área fiscal que são publicados a cada bimestre e não é qualquer um que entende aquilo”, acrescentou.
Demandas
Entre os principais setores que são demandados na Ouvidoria do Estado estão às secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente e Fazenda. De janeiro até o dia 16 de julho deste ano foram realizadas 7.618 solicitações junto a Ouvidoria.
“A Ouvidoria trabalha com as informações repassadas pela população e faz um diagnóstico do que é necessário melhorar e repassa para o gestor”, disse o auditor.
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