DA REDAÇÃO
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, se reuniu com a Polícia Civil, para tratar novamente sobre o combate ao Golpe do Falso Advogado. "Tivemos uma reunião muito produtiva e definimos novas ações para, juntos, OAB-MT e Polícia Civil, continuarmos a trabalhar na orientação das pessoas e no apoio aos advogados, advogadas e demais vítimas".
"Temos realizado reuniões constantes com a diretoria, a presidência da OAB-MT, a troca de informações tem nos auxiliado nas investigações e já fizemos diversas prisões graças a essa parceria", disse o delegado Wagner Bassi, Diretor Metropolitano da Polícia Civil.
Uma das definições do encontro foi a de que serão produzidos vídeos explicativos, em conjunto, pela Polícia Civil e a OAB-MT. Um vídeo será para explicar aos advogados e advogadas qual a melhor forma e o caminho ideal para que as denúncias sejam feitas. Outro vídeo terá a finalidade de orientar as pessoas em geral sobre como se prevenir e evitar que seja enganado por golpistas.
"Quanto mais orientação pudermos disponibilizar, vamos oferecer. O objetivo é continuar trabalhando para combater os golpes e apoiar a advocacia na defesa de todas as vítimas", ressaltou Gisela Cardoso.
Golpe
O chamado ‘golpe do falso advogado’ começou a ser denunciado para a OAB-MT, de forma mais frequente, a partir de agosto de 2020, e, desde então, diversas campanhas de conscientização, divulgações, alertas, entrevistas e outras ações foram realizadas pela Secional mato-grossense.
A forma de agir dos golpistas é se passar por advogados, utilizando números de telefone desconhecidos e com DDD de outras cidades, usando fotos de profissionais da advocacia reais que são coletadas nas redes sociais. Após abordarem as vítimas, eles fazem pedidos de depósitos bancários com urgência.
A OAB-MT criou um canal para receber as denúncias. Todos que quiserem informar sobre golpes, tentativas de golpes ou fraudes podem enviar um e-mail para [email protected]. As denúncias recebidas pela OAB-MT serão encaminhadas para a Polícia Civil e demais órgãos responsáveis pela investigação ou outras providências que devam ser tomadas.
Participantes
Participaram da reunião a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; conselheira federal procuradora nacional adjunta de prerrogativas da OAB, Kamila Michiko; o Diretor Metropolitano da Polícia Civil, delegado Wagner Bassi; o delegado da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, Vinícius Nazário; e o Delegado Regional de Cuiabá, Daniel Lemos Valente.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.