LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
O desembargador Orlando de Almeida Perri foi eleito, na tarde desta quinta-feira (11), presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, conforme o MidaJur antecipou ontem (10). Perri obteve 26 votos de um total de 27, do Pleno.
A Vice-Presidência será ocupada pelo desembargador Márcio Vidal e a Corregedoria Geral da Justiça, pelo desembargador Sebastião de Moraes. Os três desembargadores mais antigos que poderiam concorrer ao cargo eram Orlando Perri, Manoel Ornellas e Paulo da Cunha.
Os dois últimos renunciaram o direito de ser candidato e, assim, a lista de candidatos foi composta por mais dois desembargadores - Sebastião de Moraes e Márcio Vidal -, de acordo com a ordem de antiguidade.
Os desembargadores Juracy Persiani, Marilsen Andrade Addario , Marcos Machado e Pedro Sakamoto não compareceram à sessão. Entretanto, dos que não compareceram, apenas Juracy Persiani não encaminhou o voto.
Perri já tem experiência de gestão. Ele foi corregedor-geral da Justiça no período de 2007 a 2009.
Foi na gestão dele que foi descoberto o desvio de recurso do Tribunal de Justiça, que culminou com a aposentadoria compulsória, pelo Conselho Nacional de Justiça, de dez magistrados, sendo três desembargadores (José Tadeu Cury, José Ferreira Leite e Mariano Alonso Ribeiro Travassos) e sete juízes.
A nova gestão assumirá o comando do Tribunal de Justiça em março de 2013. O mandato terá a duração de dois anos.
Atualmente, o Poder Judiciário de Mato Grosso é comandado pelo desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. O vice-presidente é Juvenal Pereira da Silva e o corregedor-geral, Márcio Vidal.
Comissões
O Pleno do Tribunal de Justiça também escolheu, durante a sessão desta quinta-feira, os desembargadores que irão compor as Comissões Permanentes da Corte para o biênio 2013/2015.
Para a Comissão Permanente de Planejamento de Atividades Programáticas do Poder e de Racionalização dos Serviços Judiciários, foram escolhidos os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha, João Ferreira Filho e Maria Aparecida Ribeiro. Dos três magistrados, apenas Carlos Alberto já compunha a comissão.
Os desembargadores Luiz Ferreira da Silva e Guiomar Teodoro Borges permaneceram como integrantes da Comissão Permanente de Orçamento e Assuntos Financeiros do Tribunal Pleno.
Já o desembargador José Jurandir de Lima foi eleito para ocupar a terceira vaga na comissão, que antes era ocupada pela desembargadora Marilsen Andrade Addario.
A desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak continuará fazendo parte da Comissão Permanente de Organização Judiciária e Regimento Interno. Além dela, integrarão também a comissão os desembargadores José Zuquim Nogueira e Rui Ramos Ribeiro.
Para a Comissão Permanente de Concurso, foram mantidos como integrantes os desembargadores Alberto Ferreira de Souza e Paulo da Cunha. A terceira vaga será ocupada pela desembargadora Clarice Claudino da Silva.
Juizados Especiais
O Pleno do TJMT escolheu o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha para presidir o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de Mato Grosso para o biênio 2013/2015.
Atualmente, o conselho é comandado pela desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, que foi eleita para o Tribunal Regional Eleitoral, juntamente com o desembargador Juvenal Pereira da Silva..
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.