DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
Os pedidos e deferimentos de recuperação judicial continuam em alta no País. Segundo um levantamento feito pelo Serasa Experian, no ano passado foram registrados 874 pedidos de recuperação, tendo alta de 15,4%, comparado ao ano de 2012, que foram 757 pedidos.
Ainda segundo o levantamento, os pedidos da falência tiveram queda de 8,9% em 2013. No ano passado, 1.758 empresas pediram falência, na comparação com 1.929 requerimentos em 2012. O resultado foi o segundo menor desde 2005, quando entrou em vigor a nova Lei de Falências.
De acordo com o advogado Marco Aurélio Medeiros, sócio do escritório Lock & Medeiros Advogados, especialista em Recuperação Judicial, o processo recuperacional é, hoje em dia, um processo preferido pelas empresas em dificuldades e representou um avanço, porque oferece de fato oportunidade de recomeço da vida da empresa.
“Em vez de levá-la para o buraco, como acontecia fatalmente com a concordata preventiva. O pedido é despachado mais agilmente e suspende por 180 dias todas as execuções e arrestos de bens propostos por credores, facilitando a montagem de um plano de recuperação para posterior pagamento das dívidas”, explicou o advogado especialista em recuperação judicial.
O levantamento do Serasa mostra ainda que o mês de janeiro se destaca com o maior número de requerimento e deferimentos do processamento das recuperações judiciais. Foram registrados no ano passado 128 requerimentos e 109 deferimentos.
Dezembro se destaca por ser o mês em que mais se obteve concessões das recuperações judiciais, totalizando 38 em todo pais, entre pequenas, medias e grandes empresas. A estatística revela que esta alternativa vem se mostrando viável para os empresários.
O indicador de falências e recuperações da Serasa Experian é apurado a partir do levantamento das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da empresa, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.