LISLAINE DOS ANJOS
MIDIANEWS
O concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) - Edital 001/2011 - pode ter sua realização questionada na Justiça.
A reportagem recebeu a denúncia de que o técnico de informática Amir Fonseca Montecchi Júnior, funcionário da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), estaria participando da organização do concurso e também está inscrito para fazer as provas e disputar uma das vagas.
A Unemat foi contratada para elaborar e aplicar as provas. No perfil de Amir, em uma rede de relacionamentos na internet, ele afirma ser funcionário da Unemat.
Na página da Unemat, em que há a relação da equipe de funcionários, o nome do técnico aparece como diretor administrativo de Tecnologia da Informação (DATI) - veja imagem abaixo.
De acordo com o extrato de empenho ao qual o MidiaNews teve acesso – clique aqui, ele recebeu, em dezembro de 2011, R$ 6,5 mil para prestação de serviços de coordenação tecnológica na 1ª etapa do concurso público do Cepromat.
O nome do técnico aparece na lista de candidatos com inscrição deferida, na posição de número 159, divulgada nesta quarta-feira (1º), no site da Unemat – clique aqui para acessar a lista.
Segundo consta no item 4.13 do próprio edital do concurso - clique aqui, publicado no dia 25 de novembro de 2011, caso participasse de alguma forma na realização do concurso, Amir Montecchi não poderia concorrer às vagas ofertadas.
“4.13 Estão impedidos de participar deste concurso público os integrantes da Comissão Especial do Concurso Público instituída pela Portaria Conjunta SAD/SEFAZ/CEPROMAT nº 038/2011, publicada no Diário Oficial do Estado em 05 de Agosto de 2011, e os funcionários da COVEST/UNEMAT, diretamente relacionados com as atividades de execução do concurso. Esta vedação também se estende aos seus cônjuges, conviventes, pais, irmãos e filhos”, diz o item do edital.
Candidatos que estão se preparando para a prova foram os primeiros a notarem a irregularidade.
Em denúncias enviadas ao site, eles reclamam das facilidades que o técnico teria para ter acesso às provas do concurso e pedem pelo lançamento de um novo edital, por achar que esse já estaria com as "cartas marcadas".
Concurso
O Cepromat está oferecendo 300 vagas, sendo 90 para ampla concorrência, 180 para o banco de reservas amplo, 10 para pessoas com necessidades especiais e 20 para reservas nessa categoria.
O salário oferecido é de R$ 4.529,57, para carga horária de 40h semanais.
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contado a partir da data de homologação do concurso público, podendo ser prorrogado por igual período.
Outro lado
O MidiaNews entrou em contato com Amir Montecchi, na Unemat, e ele negou à reportagem ter participação na coordenação do concurso e não quis responder se participava de alguma forma da realização do certame.
Montecchi se negou a comentar sobre o pagamento que consta no extrato de empenho e afirmou que somente a assessoria de comunicação da Instituição poderia falar sobre seu envolvimento.
A assessoria da Unemat pediu ao site para enviar os links que comprometem Montecchi e informou que a Instituição apenas irá se posicionar após uma equipe apurar os fatos.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.