DA REDAÇÃO
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, estará nesta quarta-feira (8), em Várzea Grande, para instalar a primeira vara do Estado a operar por meio do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho ( PJe-JT). A solenidade de instalação do PJe-JT ocorrerá às 17h. Antes da instalação, às 14h30, o presidente do TST irá conceder entrevista coletiva na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, em Cuiabá.
Mato Grosso é o primeiro Estado da região Centro-Oeste e o terceiro do país a instalar o Processo Judicial Eletrônico. Com o sistema, todas as novas ações trabalhistas tramitarão de forma eletrônica, trazendo mais agilidade e segurança aos autos judiciais. As audiências também serão totalmente informatizadas, assim como a consulta aos processos, que poderá ser feita pela internet.
Além dos habitantes de Várzea Grande, os moradores dos municípios de Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Poconé também serão atendidos pelo sistema eletrônico. Já que estão sob a jurisdição da Vara de Várzea Grande. As principais demandas trabalhistas são de empregados de empresas de transporte urbano e de indústrias de bebidas com sede na região.
A Vara do Trabalho da cidade industrial foi escolhida como unidade piloto por ter grande movimentação processual. Desde agosto de 2011, quando iniciou atividades com processos redistribuídos das Varas de Cuiabá, até dezembro do ano passado, 4.915 processos estavam em tramitação. Atualmente tramitam na Vara cerca de 5.500 ações.
De acordo com as informações do TRT, os servidores da Vara do Trabalho foram treinados para lidar com a nova tecnologia sem comprometer o andamento dos processos em papel já existentes, que continuarão na forma física até serem solucionados. No final do ano passado, cerca de 70 advogados que atuam na unidade também participaram de dois cursos de imersão promovidos pelo Tribunal Regional do Trabalho. Além disso, servidores de Tecnologia da Informação ficarão de prontidão para esclarecer dúvidas e apoiar os advogados no uso da nova tecnologia.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.