LETICIA PEREIRA
Da Redação
A coligação “A Mudança é Agora”, composta pelos partidos MDB, Republicanos, Federação PSDB-Cidadania e Federação Brasil da Esperança, pediu a impugnação da candidatura à reeleição da prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio (UB), alegando inelegibilidade reflexa. O documento foi assinado nesta quarta-feira (4) pelo promotor de Justiça Eleitoral Frederico César Ribeiro.
O rival de Marilda Sperandio no pleito, Marco Aurélio Lenotti (MDB), e seus aliados sugerem que a tentativa de reeleição da candidata poderia resultar em um terceiro mandato consecutivo de um mesmo núcleo familiar, já que a atual prefeita é esposa do ex-prefeito cassado Lairto Sperandio.
Após ser eleito prefeito de Alto Taquari em 2016, Lairto Sperandio teve o mandato cassado em março de 2017 porque, durante a eleição, estava com a filiação partidária suspensa. Ele já havia ocupado a cadeira nos mandatos de 1988, 2001 e 2004.
Leia mais:
Redes sociais conquistam mais votos do que debates, avalia Mendes
“Sabe-se que a inelegibilidade reflexa tem por finalidade impedir o monopólio do poder político ligado por laços familiares. No caso, o objetivo primordial é evitar três mandatos consecutivos no Poder Executivo pelo mesmo núcleo familiar, bem como da burla do dispositivo constitucional democrático e do princípio da alternância do regime democrático”, diz trecho do documento.
O pedido será julgado pela 8ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, responsável pelo município.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.