DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
Na próxima segunda-feira (3), a Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso vai dar início à pesquisa indicativa de satisfação quanto ao gerenciamento de qualidade dos processos na área sistêmica do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, formada pelas coordenadorias de Planejamento, Infraestrutura/Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Financeiro, Controle Interno e Administrativa. O questionário será enviado nos e-mails de todos os coordenadores do TJ para que sejam repassados aos servidores. Apesar de a pesquisa ser perene, essa primeira etapa deve ser respondida até o final do ano.
A pesquisa integra as exigências do processo de certificação ISO 9001:2008 como selo de excelência nos procedimentos desenvolvidos pelas áreas e mede seis graus de satisfação dos servidores (muito satisfeito, satisfeito, nem satisfeito/nem insatisfeito, insatisfeito, muito insatisfeito e não aplicável). No questionário são verificadas situações como a facilidade de entrar em contato com as coordenadorias, se as solicitações feitas pelos servidores são atendidas no prazo combinado e com clareza e ainda se as equipes das coordenadorias prestam atenção àquilo que o servidor tem a dizer.
De acordo com assessora de planejamento Florinda Lafaete Lopes, o resultado da pesquisa servirá de base para tratar as não conformidades indicadas pelos servidores nas coordenadorias. “A pesquisa será realizada para aferir o grau de satisfação dos servidores e o resultado vai demonstrar onde estão as falhas na opinião dos clientes internos, visando sempre a melhoria da prestação do serviço”, explica a assessora. Ela afirma ainda que os resultados serão parametrizados, compilados e analisados seguindo o padrão do procedimento 005 versão 00, elaborado pela própria Florinda Lopes e aprovado pela coordenadora de Planejamento do TJMT, Vivian Danielle de Arruda, o qual estabelece as regras para a pesquisa de satisfação.
Em caso de resultados negativos, deverão ser elaborados planos de ações corretivas específicas para eliminação das causas e potenciais causas que estejam comprometendo o nível de satisfação dos clientes internos.
Os trabalhos para a certificação ISO 9001:2008 começaram em maio deste ano e desde então já foram feitos os mapeamentos dos processos e os demais procedimentos necessários para obter o selo. Todo o trabalho é orientado pelo consultor Renato Bottini, que também já realizou uma auditoria interna com o intuito de identificar falhas no processo e ainda averiguar se existiam divergências graves e em desconformidade com as regras da certificadora, as quais poderiam impedir a certificação. Os trabalhos foram realizados por amostragem de documentos e foram verificadas informações como a quantidade de tempo que esses papéis têm que ser guardados e ainda se os servidores conhecem os procedimentos desenvolvidos na área em que atua.
A certificação ISO 9001:2008 ainda não tem data marcada, pois está dependendo do resultado da licitação para contratação da empresa certificadora.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.