DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
O Treinamento Introdutório – Integração e Formação ministrado para analistas judiciários do interior do Estado recém-empossados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso encerra hoje (11) com boa avaliação de instrutores e participantes. A atividade teve início no dia 9 de outubro, promovida pela Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, em Cuiabá.
Responsável por ministrar capacitação em várias comarcas do Poder Judiciário Estadual, a instrutora Eliomar Anunciação avalia que esta foi uma das turmas mais interessada, participativa e com alunos aplicados dos últimos tempos. “Eles voltam para suas comarcas extremamente capacitados para desenvolver a função de analistas judiciários e até mesmo para desempenhar o papel de gestores, se necessário”.
Eliomar comenta que embora o tempo tenha sido curto, diante da quantidade de assuntos a serem abordados, houve a preocupação em focar especialmente no uso do Sistema Apolo, uma das principais ferramentas utilizadas nas secretarias. “Incentivamos os alunos a usarem a ferramenta, realizando trabalho semelhante ao desenvolvido no dia-a-dia para que coloquem em prática e esclareçam as dúvidas e dificuldades encontradas”.
A metodologia foi aprovada pela analista judiciária de Pedra Preta (238km a sul de Cuiabá), Vanessa Martins Lemos. “O curso foi muito proveitoso. Os instrutores têm ótima didática, ensinaram na prática como desempenhar as funções e isso deixou a capacitação muito produtiva. Volto para minha secretaria muito mais segura para trabalhar”.
Vanessa comenta ainda que aprendeu vários mecanismos possíveis no Apolo, que facilitarão as atividades diárias e vão garantir a celeridade processual, o trabalho como um todo. “Vou ensinar para os meus colegas também”.
Da Comarca de Água Boa (730km a leste da Capital), Rogéria Borges Ferreira aponta que o curso ofereceu uma visão ampla da função que desempenhará frente ao judiciário. “Adorei o curso, achei perfeito. Estava meio perdida. Quando assumimos a vaga, não sabemos ao certo como fazer. A capacitação me familiarizou com a função, volto mais preparada para atender com a celeridade esperada pelo Poder Judiciário”.
O curso aos novos servidores apresenta cada uma das cinco funções primordiais dentro da secretaria: atendimento; registro, autuação e juntada (RAJ); expedição de documentos; atualização do sistema Apolo e matéria para imprensa, além de informativos sobre gestão. A capacitação já foi ministrada para os servidores de Cuiabá e Várzea Grande
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.