CECÍLIA NOBRE
Da Redação
Por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a administradora mato-grossense Alessandra Faria Rondon e o marido dela, Joelton Gusmão de Oliveira, pela participação nos atos antidemocráticos, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. O casal cumprirá a sentença de 17 anos, em regime fechado, e ainda deverá pagar 100 dias-multa.
Alessandra e Joelton foram condenados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
A sentença foi estabelecida em 17 anos, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção e o pagamento de 100 dias-multa, para cada um, sendo cada dia multa no valor de 1/3 do salário-mínimo. Além disso, o casal também deverá pagar a multa de R$ 30 milhões a ser dividida entre os demais condenados pelos atos.
Leia mais:
Moraes vota para condenar administradora e marido a 17 anos de prisão
Cuiabana presa no 8 de janeiro relata caminho até Brasília e sofrimento no cárcere
Eletricista de MT é condenado a 16 anos de prisão por atos antidemocráticos
A defesa do casal alegou a incompetência do STF em conduzir o processo e a suspeição de ministros do Supremo. Além disso, disseram ter insuficiência dos elementos de prova, inexistência de conduta criminosa, atipicidade das condutas e ausência de justa causa. Dessa forma, solicitaram a revogação da prisão preventiva e que fosse expedido o alvará de soltura.
O ministro relator, Alexandre de Moraes, ressaltou a competência do STF e declarou a inexistência de suspeição dos ministros da Suprema Corte
“As alegações do réu pretendem tão somente evitar que possa ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, sem apontar qualquer fato objetivo que mereça maior análise. Afasto, portanto, a alegação de suspeição de toda a Suprema Corte”, afirmou Moraes.
Quanto à insuficiência de provas, Moraes destacou que ambos foram presos dentro do Plenário do Senado. Além disso, após a apreensão e análise dos celulares, interrogatórios e depoimentos de testemunhas e das publicações realizadas pelo próprio casal em suas respectivas redes sociais, foi comprovada a conduta criminosa.
“Em vídeos e fotos produzidos pela própria ré (Alessandra), espontaneamente divulgados e que chegaram até portais de notícias, além das imagens recebidas pelo canal denuncia8janeiro@pf.gov.br (...), verifica-se o incontestável engajamento da ré e do seu cônjuge (Joelton) ao movimento golpista e sua atuação criminosa no dia 08/01/2023, restando comprovados seu acesso ilícito à Praça dos Três Poderes e no Congresso Nacional, assim como a sua passagem pelo QGEx de Brasília, tudo em postura de intensa adesão”, diz trecho do relatório.
Acompanharam o relator, os ministros: Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Dias Toffoli. Já Cristiano Zanin e Edson Fachin acompanharam com ressalvas e os ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Nunes Marques divergiram de Alexandre de Moraes.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
dito 23/02/2024
Esse povo é tão mau caráter que acha pouco a tentativa de um golpe de estado, pior ainda, se acham patriotas. Tem mais que ir pra papuda e colmeia, lugar de bandido de \"bem\" é na cadeia.
Jose Barros 23/02/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Bassim 22/02/2024
Após uns anos de cadeia vão perceber a burrice que fizeram. Lamentável estragar vida deles e ainda falam q não fizeram nada.
VALDIR CANDIDO BATISTA 22/02/2024
E o mito ainda ganhou 17 milhões desses coitados. Faz arminha!
Sheila 22/02/2024
Prender bandido eu não vejo, agora prender pessoas do bem e trabalhadores virou rotina nesse governo de esquerda.
Celso Sartori 22/02/2024
Se declara inocente oque foi fazer no meio dos vandalos, diga ao Xandão que foi apenas fazer um tur pelos três poderes
JOSE FERNANDES SOARES 22/02/2024
O único consolo para este bando de Otários terroristas de meia tijela, é que vão cumprir os 17 anos juntos com seu Jair....kkkkkkk
Vera Bonifácio Faria 22/02/2024
Acho um absurdo se alguém quebra uma lâmpada de uma praça pública,é punido,e quem destruiu o que destruíram do dia 8 de janeiro daquele ano,tem que ficar impune.Temos que sermos justos. Tem que pagar sim,é órgão público. Doa a quem doer.
Naflavia 22/02/2024
A depredação das sedes dos Três Poderes levou à detenção de mais duas mil pessoas nos dias 8 e 9 de janeiro, existe provas suficientes que tudo foi planejado com antecedência toda depredação pelo Partido das Trevas, mas a caneta tá na mão de quem? Infelizmente a dança das cadeiras continua.
Naflavia 22/02/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Naflavia 22/02/2024
Inocentes covardemente sendo condenados com penas altíssimas que nem quem esquartejou o marido vivo pegou.
OSVALDO AMAURI DA SILVA 22/02/2024
Quem bate palma para ladrão e corrupto é também ladrão e corrupto.
Simone 22/02/2024
O SENADO NÃO FOI QUEBRADO e eles estavam no Senado! Eles foram convidados pelos policiais para entrar. Os infiltrados que quebraram o PLANALTO E STF NÃO FORAM PRESOS. Quem não quebrou, foi preso. Tudo armado! A ABIN alertou o governo 33 vezes sobre o risco de invasão? Pq o Governo nada fez? Pq eles fizeram essa armadilha pra virem com essa narrativa de GOLPE. GOLPISTAS SÃO ELES QUE NÃO AGEM DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO. O STF nem poderia estar julgando essas pessoas, é anticonstitucional. Enquanto isso os juizes de plantão aqui aplaudem o que é anticonstitucional. O dia que algum parente seu morrer pq o ladrão matou só pra tomar uma cervejinha como o LULA defende, aí vcs vão lembrar que a INJUSTIÇA chegara para todos.
Ederson 22/02/2024
O difícil é ver decisões tomadas sobre vidas de pessoas que sempre contribuiu com o país,sem antecedente criminais sendo condenados com penas tão pesadas destruindo lares exemplares para o Brasil por um ato temporal sem direito de arrependimento,fadando essas pessoas a um cárcere eterno. Tendo em vista que vimos coisas piores nesse país a respeito de crime contra a vida e corrupção que leva milhares de crianças e pessoas a morte por falta de leis mais pesadas e duras a respeito destes crimes contra a população, que o verdadeiro patrimônio brasileiro é nada e feito para corrigir .Devemos analisar e se colocar no lugar dessas pessoas,falamos tanto de um país do amor,do futebol,Carnaval aonde está o perdão o que nos diferencia quando se trata da vida o humana.
Rogerio Faria 22/02/2024
Lugar de terroristas-golpistas é na cadeia.
henrique 22/02/2024
Essa alegou que foi ao Senado para \"orar\". Claro fez uma oração para a \"plaquinha\". Colmeia nela.
PICANHEIRO 21/02/2024
Já foram buscar a abóbora que se sente picanha no picanha card de vocês?
ronaldo pereira 21/02/2024
E o bolzo tranquilo enviando 800 mil para exterior e o gado quebrando tudo. Agira tona.
João 21/02/2024
Parabéns STF. Cadeia pra golpistas bozominions. Cadeia neles Xandão. Eu autorizo kkk
Joel 21/02/2024
Parabens Xandao, pau no lombo da gadaiada patriotários, pede pix agora para o miliciano tripa podre, ladrao de joias. Bando de burros comedores de capim.
MARTA MARIA DA SILVA 21/02/2024
Agora esperando a hora dos financiadores desse povo também ir em cana e pagar o prejuizo! Só que esses tem que ter a pena maior ainda.
MARTA MARIA DA SILVA 21/02/2024
Bem feito! Foi pouco pelo ato insano e tresloucado que cometeram. Golpistas e terroristas tem que pagar na cadeia mesmo! E o chefão já está a caminho da prisão também. Toc,toc,toc,toc......
22 comentários