Sábado, 19 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 19 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sábado, 14 de Junho de 2025, 16:00 - A | A

14 de Junho de 2025, 16h:00 - A | A

JUSTIÇA / SAÍDA PARA CRISE

TJ retoma recuperação judicial de transportadora em MT

TJMT reconheceu indícios de nulidade processual e considerou que a empresa não teve assegurado o pleno exercício do contraditório.

DA REDAÇÃO



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) concedeu, na segunda-feira (09/06), efeito suspensivo à apelação da Sul Transportes de Cargas Ltda., suspendendo os efeitos da sentença que havia extinguido seu pedido de recuperação judicial. A decisão, proferida pela desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, da Segunda Câmara de Direito Privado, reconheceu indícios de nulidade processual e considerou que a empresa não teve assegurado o pleno exercício do contraditório.

Segundo a relatora, a sentença que encerrou a recuperação judicial foi proferida menos de 24 horas após uma decisão anterior que havia determinado a produção de prova pericial para apurar supostos indícios de fraude contábil. Para a magistrada, esse intervalo extremamente curto entre os atos compromete a regularidade do processo. “Tal circunstância, somada à manifesta ausência de formação probatória robusta sobre os fatos, evidencia possível nulidade por supressão de instância e cerceamento de defesa, não sendo razoável permitir a execução imediata da sentença extintiva”, afirmou Póvoas na decisão.

Com a nova deliberação, o TJMT restabelece todas as medidas protetivas anteriormente concedidas à empresa, como a suspensão de execuções judiciais e a preservação de bens considerados essenciais para a continuidade das operações. A magistrada destacou ainda que a Sul Transportes apresentou documentação ao administrador judicial e demonstrou colaboração com o processo. Ela também citou manifestação do Ministério Público, que havia reconhecido a complexidade do caso e a necessidade de suporte técnico especializado para apuração das suspeitas.

O pedido de recuperação judicial da Sul Transportes havia sido apresentado em junho de 2024, com base em um passivo superior a R$ 100 milhões e em uma série de fatores que teriam comprometido a saúde financeira da empresa. Entre os motivos alegados estavam a inadimplência de grandes clientes, a antecipação de custos com frota locada, os impactos da crise hídrica no Rio Tapajós e a retração no setor de transporte de cargas, agravada por quebras de safra no agronegócio.

A recuperação judicial havia sido extinta por decisão do juiz Renan Carlos Leão Pereira, da 4a Vara Cível de Rondonópolis, sob alegação de que havia indícios de fraude, manipulação documental e ocultação de informações relevantes. A sentença, agora suspensa, foi alvo de recurso pela empresa, que apontou a ausência do devido processo legal.

Leia mais:

Grupo do setor de pneus e gás entra em recuperação com dívidas de R$ 35 mi

A empresa, em seu recurso, destacou que os ataques partiram de apenas dois credores entre os 340 envolvidos no processo. Além disso, todas as alegações foram refutadas com a apresentação de documentos que constam nos autos. O juízo, no entanto, não considerou essas informações, o que prejudicou o resultado da perícia judicial designada para a análise do caso, antes mesmo de sua apresentação.

A empresa, com sede em Rondonópolis, empregava cerca de 250 pessoas e operava com uma frota de aproximadamente 160 veículos pesados, na data do pedido. Na petição inicial, a companhia sustentou que ainda é economicamente viável e que seu pedido visava à preservação da atividade, dos empregos e da arrecadação tributária.

Ao conceder o efeito suspensivo, a desembargadora Maria Helena Póvoas reforçou o entendimento de que a continuidade da atividade empresarial da Sul Transportes atende não apenas ao interesse da empresa, mas também dos credores e da sociedade como um todo. “A continuidade da empresa interessa à coletividade de credores, à manutenção de empregos e à arrecadação tributária, o que confere função social ao juízo de recuperação judicial”, escreveu

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem que se passava por menina em jogos online para abusar de crianças é preso
#GERAL
PREDADOR SEXUAL
Homem que se passava por menina em jogos online para abusar de crianças é preso
Criminoso de alta periculosidade é preso em Cuiabá
#GERAL
CRIMINOSO DE ALTA PERICULOSIDADE
Criminoso de alta periculosidade é preso em Cuiabá
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
#GERAL
NO NORTE DE MT
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Motorista morre após caminhão-tanque bater em carreta na MT-338
#GERAL
FOI ARREMESSADO
Motorista morre após caminhão-tanque bater em carreta na MT-338
Motociclista morre após bater em carro no centro de Sorriso
#GERAL
PERDEU CONTROLE
Motociclista morre após bater em carro no centro de Sorriso
Incêndio atinge prédio da agência de publicidade ZF Comunicação
#GERAL
NINGUÉM SE FERIU
Incêndio atinge prédio da agência de publicidade ZF Comunicação
Confira Também Nesta Seção: