DA ASSESSORIA
Autoridades nacionais e internacionais nas áreas do Direito, Justiça e Psicanálise participam, nesta quinta-feira (20), do "Simpósio Internacional: Humanismo, Psicanálise e Justiça", que será realizado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Entre os convidados estão o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz João Ricardo dos Santos Costa, e os professores doutores da Universidade de Navarra (Espanha), María Pilar Zambrano e Juan Cianciardo.
A abertura do evento, às 8h, contará com o lançamento da Campanha Nacional da AMB Pró-Equidade de Gênero, que será feito pelo presidente da entidade.
Em seguida, João Ricardo Costa fará a palestra de abertura do Simpósio, abordando o tema “Acesso à Justiça: Prerrogativas da Magistratura como Garantias Fundamentais do Cidadão”. Segundo a diretora da Secretaria de Gênero da AMB, juíza Amini Haddad Campos, na ocasião também será divulgado o perfil da vertente política a ser tratada pela pasta, destacando-se a questão do gênero como a Lei Maria da Penha, o Femicídio, o turismo sexual, o tráfico internacional e regional de mulheres, dentre outros.
Os professores da Universidade de Navarra Juan Cianciardo e María Pilar Zambrano abordarão temáticas humanistas e filosóficas à concepção do ideal de Justiça nos sistemas vigentes.
Já o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e doutor em Ciências Penais Rubens Roberto Casara, que tem formação em Psicanálise, falará sobre a congruência das decisões judiciais em sua razão (A Lei e as leis), conjuntamente com a doutora Heloneida Ferreira Neri, psicanalista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); a doutora Marcia Smolka, psicóloga clínica com formação na PUC/SP e Universidade do Paraná e diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (MT); e a doutora Maria Fernanda Bumlai, terapeuta familiar, com especializações nas temáticas da área da Psicologia e Saúde Mental.
O "Simpósio Internacional: Humanismo, Psicanálise e Justiça" é realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT) e Academia Mato-Grossense de Magistrados (AMA), em parceria com a Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), Escola da Magistratura Mato-grossense (EMAM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise de Mato Grosso.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.