Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Quarta-feira, 10 de Julho de 2013, 08:13 - A | A

10 de Julho de 2013, 08h:13 - A | A

JUSTIÇA / RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Tut Transporte consegue liminar que suspende falência

Desembargadora adia liquidação da empresa até o julgamento do mérito de recurso



A desembargadora Clarice Claudino da Silva concedeu liminar à Tut Transportes Ltda. suspendendo o decreto judicial de falência da empresa, emitido pelo juiz Flávio Miraglia Fernandes, da Vara de Falência e recuperação Judicial de Cuiabá, no final do mês passado.

A liminar foi pedida pela empresa no âmbito do Agravo de Instrumento (AI) impetrado contra a decisão do juiz Flávio Miráglia que havia determinado a imediata liquidação da companhia transportadora de passageiros. Ao acatar o AI, a desembargadora aceitou os argumentos e a documentação apresentados pela empresa comprovado que vem cumprindo os termos do Plano de Recuperação Judicial iniciado em 2005 e que tem pagado seus credores regularmente.

A decisão da desembargadora Clarice Claudino interrompe o processo de liquidação da Tut Transporte até o julgamento do mérito do recurso judicial, que será analisado pela Segunda Câmara Cível de Direito Privado, da qual fazem parte as desembargadoras Marilsen Andrade Addário e Maria Helena Póvoas.

Fracasso da Recuperação Judicial

A Tut Transportes foi fundada há mais de 30 anos pelo ex-deputado federal Amador Tut e teve seu auge entre os anos de 1985 e 2000. Operando em Mato Grosso, Rondônia e São Paulo, a partir de 2002,  a Tut Transporte passou a ter sérios problemas por conta da má gestão econômico-financeira e de erros de posicionamento estratégico no competitivo mercado de transporte de passageiros.

A falta de timing empresarial para perceber a rápida mudança do perfil dos passageiros que usam o transporte terrestre intermunicipal, que passou de agricultores migrantes do sul, garimpeiros nordestinos e trabalhadores desqualificados da fase de colonização e abertura de fronteiras agrícola e pecuária na Amazônia Legal entre 1980 até meados de 1995, para os atuais turistas, pequenos empresários, profissionais liberais e estudantes - público bem mais exigente quanto à qualidade do atendimento e conforto oferecido pelas empresas - a Tut Transporte passou a perder clientela para os concorrentes e mergulhou na crise.

Endividada com fornecedores, bancos, com ex-empregados, INSS e com os fiscos Estadual e Federal, há oito anos a empresa está sob comando de um administrador judicial e tenta sair do vermelho sem sucesso.

No mês passado, após analisar o quadro econômico da empresa e constatar que a mesma já não apresenta viabilidade de se recuperar financeiramente, tanto que não estaria honrando seus débitos nos prazos, agravado pela prorrogação excessiva do processo de recuperação judicial, o juiz Flávio Miraglia decidiu encerrar o processo de recuperação judicial e decretar a falência da Tut Transporte.

No decreto de falência, o magistrado consignou ainda a troca do até então administrador judicial, dvogado José Arlindo do Carmo pelo também advogado Pedro Martins Verão, que ficaria encarregado de encerrar as operações da empresa.

A decisão da desembargadora Clarice Claudino, no entanto, interrompe o processo de liquidação da Tut Transporte até o julgamento do mérito do Agravo de Instrumento, que será analisado pela Segunda Câmara Cível de Direito Privado do Tribunal de Justiça.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Reeducando leva choque e morre ao prestar serviço a prefeitura
#GERAL
DESCARGA FATAL
Reeducando leva choque e morre ao prestar serviço a prefeitura
Politec identifica 4 corpos de cemitério clandestino; saiba quem são
#GERAL
CASO MACABRO
Politec identifica 4 corpos de cemitério clandestino; saiba quem são
Cães farejadores ajudam encontrar celulares e drogas em presídios de MT
#GERAL
APOIO À SEGURANÇA
Cães farejadores ajudam encontrar celulares e drogas em presídios de MT
Facção faz casal refém em chácara na região do Manso
#GERAL
GUERRA
Facção faz casal refém em chácara na região do Manso
Resultado do Enem 2024 é divulgado; saiba como consultar
#GERAL
EXAME NACIONAL
Resultado do Enem 2024 é divulgado; saiba como consultar
Vacina contra Bronquiolite disponível no Núcleo de Vacinação da Unimed
#GERAL
NOVIDADE
Vacina contra Bronquiolite disponível no Núcleo de Vacinação da Unimed
Confira Também Nesta Seção: