DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
A emissora de televisão Centro América, da rede Globo de televisão, foi a escolhida como a geradora do conteúdo audiovisual que será produzido pelos partidos políticos. 'A escolha foi feita considerando a audiência e capacidade técnica da empresa", salientou a juíza Rita Soraya. Definida a emissora responsável pela propagação do sinal básico, caberá às demais emissoras de Cuiabá receber o conteúdo transmitido pela TV Centro América e replicá-los para a população.
Somente a TV Record, do Grupo Gazeta de Comunicação, não replicará o material de campanha dos candidatos de Cuiabá, já que foi escolhida como emissora responsável pela transmissão do horário eleitoral dos partidos e candidatos que concorrerão em Várzea Grande, município vizinho à capital que não possui emissora de televisão.
A cerimônia para sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral de Cuiabá no rádio e na televisão, realizada nesta quarta-feira (08/08), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, foi marcada pelo pedido feito pelo representante da presidência do TRE, o juiz auxiliar Jorge Luiz Tadeu, que solicitou aos partidos políticos que evitem utilizar dos veículos de comunicação de massa para ataques pessoais, priorizando a divulgação de propostas para os eleitores. 'Queremos que os partidos empenhem todo o esforço possível para que os embates fiquem em torno das ideias. A recomendação da presidência, para todos os juízes eleitorais do estado, é que apliquem com rigor a legislação e possibilite que o eleitor conheça bem os candidatos e faça uma escolha consciente e livre", salientou o magistrado.
Cerimônia
A reunião foi conduzida pela Juíza Rita Soraya, da 51ª zona eleitoral, que também cobrou empenho dos partidos políticos para que mantenham o bom nível durante a campanha eleitoral no rádio e na televisão. A magistrada solicitou ainda que os candidatos observem os limites da colocação de propaganda eleitoral nos locais públicos, seja em cavaletes, seja em forma de placas móveis, a fim de garantir a boa visibilidade aos motoristas e o tráfego livre de pedestres. E avisou que a Justiça Eleitoral está atenta para penalizar quem cometer abusos.
Estudantes das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, Zélia Costa, Padre Hernesto, Presidente Médici, Nadir de Oliveira e André Avelino participaram ativamente do sorteio realizado na manhã desta quarta. Cada aluno escolheu um envelope que continha o nome do partido/coligação concorrentes.
Os estudantes participam do projeto EnTRE Nós, uma iniciativa do TRE de Mato Grosso que integra o macro projeto Voto Consciente. 'A intenção é que os alunos conheçam de perto, todas as etapas do processo eleitoral. A organização do horário político foi apenas uma das etapas em que estarão presentes. Eles já estiveram com presidente, desembargador Rui Ramos, que expôs de forma sintética como se realiza uma eleição. Presenciaram uma convenção partidária. A partir de agora irão vivenciar as experiência de realização de eleição. Eles ainda vão conhecer outras etapas, como a preparação das urnas e a totalização dos votos", salientou Janis Eyer, secretária da Escola Judiciária Eleitoral e responsável pelo projeto 'Voto Consciente".
A legislação eleitoral que regulamenta o horário eleitoral nas rádios e emissoras de TV define o início das campanhas nos veículos de massa para o dia 21 de agosto, uma terça-feira. Obedecendo a ordem do sorteio realizado nesta quarta-feira, o PMDB será o primeiro partido a utilizar o tempo disponível nas rádios em emissoras de TV, já que a legislação reserva as segundas, quartas e sextas-feiras para os candidatos a prefeito, e as terças, quintas-feiras e sábados, para os candidatos a vereador.
O sorteio realizado durante a cerimônia definiu a ordem de exibição do primeiro dia da propaganda política. Os demais dias seguirão um revezamento onde o último partido que teve a propaganda política exibida, passa a ser o primeiro do dia seguinte. Esse revezamento segue até o último dia de exibição das campanhas, previsto para o dia 4 de outubro, três dias antes da eleição.
Confira em anexo a ordem de exibição do primeiro dia de horário eleitoral e o tempo de cada partido/coligação.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.