Terça-feira, 15 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 15 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

LEGISLATIVO Quarta-feira, 09 de Maio de 2012, 14:22 - A | A

09 de Maio de 2012, 14h:22 - A | A

LEGISLATIVO / INTERESSES ECONÔMICOS

Entidade de promotores pede veto do Código Florestal

Para Abrampa, a posição do Congresso representa uma afronta à sociedade

CONJUR




“O Congresso Nacional optou pela aprovação de um projeto de lei que atende primordialmente aos interesses econômicos de pequena parcela da população, em detrimento de um direito fundamental consagrado pelo nosso texto constitucional e instrumentalizado por normas ambientais conquistadas ao longo de décadas”. Com essas palavras, a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) divulgou, na segunda-feira (7/5), nota de repúdio contra o texto do novo Código Florestal, que espera aprovação da presidente Dilma Rousseff.

A Abrampa defende o veto ao texto por entender que os parlamentares não atentaram para “as várias manifestações de membros do Ministério Público, de organizações da sociedade civil, de integrantes do poder público e de instituições de pesquisa, com demonstrações científicas e empíricas cabais da inadequação da reforma”.

A entidade declara, ainda, que a posição do Congresso “representa uma afronta à sociedade, sobretudo em um momento em que catástrofes ambientais e as constantes mudanças climáticas indicam que a tutela ambiental é insuficiente e necessita de ampliação”.

“A aprovação de uma lei que reduz a proteção jurídica ao direito fundamental ao meio ambiente, implicando evidente retrocesso ambiental, é vedada pela ordem constitucional vigente e, portanto, passível de questionamento junto ao Poder Judiciário”, diz a nota, assinada pelo presidente da entidade, Sávio Bittencourt. Com informações da Assessoria de Comunicação da Abrampa.

Leia abaixo a nota:

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente - ABRAMPA, que congrega os Promotores e Procuradores de Justiça, Procuradores da República e do Trabalho que militam na área de defesa do meio ambiente no Brasil, atenta ao direito constitucional ao meio ambiente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações, vem manifestar publicamente seu repúdio ao texto do chamado Novo Código Florestal, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados.

Não obstante as várias manifestações de membros do Ministério Público, de organizações da sociedade civil, de integrantes do poder público e de instituições de pesquisa, com demonstrações científicas e empíricas cabais da inadequação da reforma, o Congresso Nacional optou pela aprovação de um projeto de lei que atende primordialmente aos interesses econômicos de pequena parcela da população, em detrimento de um direito fundamental consagrado pelo nosso texto constitucional e instrumentalizado por normas ambientais conquistadas ao longo de décadas.

Tal opção representa uma afronta à sociedade, sobretudo em um momento em que catástrofes ambientais e as constantes mudanças climáticas indicam que a tutela ambiental é insuficiente e necessita de ampliação.

Às vésperas da Rio+20, esperava-se que os representantes do povo brasileiro buscassem garantir adequada proteção ao meio ambiente, e que alterações legislativas na seara ambiental fossem feitas de forma responsável, buscando avanços, assegurada a participação pública e o equilíbrio dos diferentes interesses existentes.

A aprovação de uma lei que reduz a proteção jurídica ao direito fundamental ao meio ambiente, implicando evidente retrocesso ambiental, é vedada pela ordem constitucional vigente e, portanto, passível de questionamento junto ao Poder Judiciário.

Ante o exposto, a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente manifesta total repúdio ao texto do novo Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados, depositando sua confiança no veto integral do texto pela Exma. Sra. Presidenta da República

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Médica pegou celular de amante no hospital  e apagou imagens para ocultar relação
#GERAL
INIMIGO ÍNTIMO
Médica pegou celular de amante no hospital e apagou imagens para ocultar relação
Motociclista morre em batida com caminhão em Sinop; veja vídeo
#GERAL
TRÂNSITO ASSASSINO
Motociclista morre em batida com caminhão em Sinop; veja vídeo
Empresário é preso por mandar matar amante da esposa médica
#GERAL
INIMIGO ÍNTIMO
Empresário é preso por mandar matar amante da esposa médica
Trabalhador cai após andaime despencar durante trabalho e morre
#GERAL
FATALIDADE
Trabalhador cai após andaime despencar durante trabalho e morre
PF prende 4 e apreende carrões com mega traficantes em MT
#GERAL
OPERAÇÃO ESCAMOTES; IMAGENS
PF prende 4 e apreende carrões com mega traficantes em MT
Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
#GERAL
JULHO VERDE
Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
Confira Também Nesta Seção: