LUCAS RODRIGUES
ESPECIAL PARA O MIDIAJUR
Foi realizada nesta quinta-feira (30), no cartório da 49ª zona eleitoral em Várzea Grande, a cerimônia para redistribuição do tempo utilizado pelos partidos políticos e coligações no horário gratuito em emissoras de rádio e televisão. O recálculo do tempo foi necessário após decisão do Tribunal Superior Eleitoral que definiu, pela terceira vez, a bancada dos partidos na Câmara dos Deputados. O número de deputados de cada partido influencia no cálculo do tempo de propaganda eleitoral, já que a fórmula para a distribuição do horário eleitoral leva em consideração a bancada ocupada pelas agremiações partidárias.
Em recente decisão, o TSE atendeu à demanda do DEM, que afirmou que havia um erro no anexo aprovado anteriormente, quando ficou registrado que sua bancada na Câmara Federal foi diminuída em 19 parlamentares, quando, na verdade, 17 deputados haviam migrado para o Partido Social Democrático (PSD). O PR afirmou que, após as eleições de 2010, o partido saiu com 41 deputados federais eleitos.
Dessa forma, para efeito de cálculo do tempo de propaganda, o Democratas passa a contar com dois deputados a mais na Câmara Federal. PR, PDT e PSB somam mais um parlamentar cada. O Partido dos Trabalhadores terá dois deputados a menos e o PSDB, PV e PTdoB perderam um parlamentar no cálculo. A emissora de televisão que está transmitindo o horário eleitoral de Várzea Grande é a Rede Record, do Grupo Gazeta de Comunicação.
Tempo da propaganda
As mudanças no tempo da propaganda dos candidatos à prefeitura de Várzea Grande foram bastante discretas. Os representantes do PSOL (Milton Dantas de Oliveira), PPL (Edson Ribeiro) e o candidato Wallace dos Santos Guimarães, da Coligação Várzea Grande com Seriedade (PHS, PSC, PT, PMDB, PR e PP) continuarão com o mesmo tempo de exibição de propaganda.
O candidato à prefeitura pela Coligação Hora da Verdade (PRP, PV, PSB, PMN, PC do B e PSD), Tião da Zaeli, perdeu 10s de exibição enquanto o representante da Coligação Unidade Democrática Social (PTC, PRTB, PSDC, PT do B, DEM, PSDB, PTN, PSL, PTB, PRB e PPS), Lucimar de Campos, ganhou 8s a mais de veiculação.
Em relação aos vereadores, os representantes do PSOL, PPL, PRP e da Coligação Amigos de Várzea Grande mantiveram o mesmo tempo de exibição anterior. O único partido que saiu perdendo consideravelmente foi o PSD, com 7s a menos de veiculação. Com exceção da Coligação Unidade Democrática Social I, que ganhou 7s a mais de tempo, o restante dos partidos e coligações ganharam ou perderam pouco tempo a mais de propaganda, variando de 1 a 3s.
Veja comparativo de como era e de como ficou a distribuição da propaganda eleitoral em Várzea Grande:
Para Prefeito
1- PPL: 2min
2- Coligação Várzea Grande com Seriedade (PHS, PSC, PT, PMDB, PR e PP): de 12min19seg passa a ter 12min20seg
3- Coligação Hora da Verdade (PRP, PV, PSB, PMN, PC do B e PSD): 06min44seg passa a ter 06min34seg
4- PSOL: 2min07seg
5- Coligação Unidade Democrática Social (PTC, PRTB, PSDC, PT do B, DEM, PSDB, PTN, PSL, PTB, PRB e PPS: de 06min48seg passa a ter 06min56seg
Para Vereador
1- Psol: 53seg
2- Unidos por Várzea Grande (PMN, PC do B e PSB): de 2min e 38seg passa a ter 2min40seg
3- Várzea Grande Merece Mais (PP, PT e PHS): de 5min45seg passa a ter 5min43seg
4- Unidade Democrática Renovadora (PRB, PSL e PRTB): de 1min9seg passa a ter 1min11seg
5- PDT: de 1min39seg passa a ter 1min42seg
6- Unidos por uma Várzea Grande Melhor (PT do B, PTN e PTC): de 57seg passa a ter 55seg
7- PPL: 46seg
8- PSD: de 2min54seg passa a ter 2min45seg
9- Unidade Democrática Social I (DEM, PPS, e PSDB): de 4min passa a ter 4min07seg
10- Amigos de Várzea Grande (PTB e PSDC): 1min32seg
11- PV: de 1min11seg passa a ter 1min09seg
12- PRP: 50seg
13- Amor por Várzea Grande (PSC, PMDB e PR): de 5min38seg passa a ter 5min40seg
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.