DA ASSESSORIA
Apesar de todo o esforço da Justiça Eleitoral, que preparou com antecedência uma estrutura para atender o eleitor com conforto e comodidade, mantendo horário ampliado e plantões nos finais de semana desde meados de abril, milhares de eleitores deixaram para procurar os serviços no último dia permitido pelo calendário eleitoral. Neste dia 9 de maio de 2012, até às 16 horas, nada menos que 11.480 eleitores foram atendidos nos 60 cartórios eleitorais do Estado.
Destes eleitores, 1.611 são de Cuiabá. Na Casa da Democracia, onde estão concentrados os seis cartórios eleitorais da Capital (anexo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral), foram atendidos hoje 742 eleitores. Os demais procuraram o complexo Ganha Tempo, no centro da cidade.
Os trabalhos de divulgação aos eleitores, do último prazo para o fechamento do cadastro eleitoral, começaram em fevereiro deste ano, em uma parceria com os veículos de comunicação de todo o Estado.
A partir de 23 de abril a grande maioria dos cartórios eleitorais e centrais de atendimento de Mato Grosso já atendia com horário ampliado, das 9 às 18 horas, mantendo ainda plantão aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18 horas. No último final de semana com plantão, dias 4 e 5 de maio, quanto todos os cartórios eleitorais trabalharam em regime de plantão, apenas 4 mil eleitores compareceram em todo o Estado.
Neste período de fechamento de cadastro de eleitores estão sendo realizados cinco serviços eleitorais: alistamento (1ª Via), transferência, revisão e segunda via do documento.
Jovens e Idosos fazem questão de votar
Boa parte da procura no atendimento é formada por jovens entre 16 e 18 anos que querem confeccionar o primeiro título eleitoral, para votar nas eleições de outubro deste ano. Apenas no dia de hoje (até às 16 horas), 3.740 eleitores receberam pela primeira vez o seu título.
Este é o caso do estudante Thomás Mário Farias, 17 anos, que compareceu à Casa da Democracia acompanhado dos pais e de alguns amigos. Mesmo não sendo obrigado a votar nas eleições deste ano (a obrigatoriedade se dá a partir dos 18), ele considera importante participar do processo democrático de escolha do prefeito e vereadores da sua cidade.
Da mesma forma, a aposentada Erzila Maria Silva, 74 anos, enfrentou o calor do último dia do fechamento de cadastro para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. A partir dos 70 anos o voto é facultativo, mas dona Erzila não quer ficar de fora da eleição deste ano. Sorrindo, ela informou que faz questão de votar.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.