LAÍSE LUCATELLI
DO MIDIANEWS
A coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, que tem como candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT), decidiu entrar com uma queixa-crime contra o adversário Mauro Mendes (PSB), por ele ter declarado à imprensa que o petista “comprou” apoios e adotou o “caixa dois” (dinheiro não contabilizado oficialmente) – em sua campanha. (Leia AQUI)
“Vamos representar criminalmente contra o Mauro Mendes junto à Justiça Eleitoral, nas próximas horas. Ele está imputando fatos inverídicos a pessoas inocentes, e acusando a coligação de práticas que não adotamos”, informou o coordenador jurídico da campanha de Lúdio, José do Patrocínio, em entrevista ao MidiaNews.
O advogado afirmou que as declarações de Mendes configuram calúnia, injúria e difamação, e classificou a atitude do candidato como “desespero de quem está caindo nas pesquisas”.
“Além de acusar a coligação de crimes, ele coloca em xeque pessoas inocentes que aderiram espontaneamente à campanha do Lúdio, afirmando que elas foram compradas. Dessa forma, ele coloca em xeque toda a coletividade, pois a candidatura do Lúdio está ganhando uma adesão massiva”, disse.
Sem censura
José do Patrocínio informou que a representação não tem nenhum pedido de liminar para que Mauro Mendes pare de falar sobre Lúdio, nem afeta qualquer veículo de imprensa que tenha publicado as declarações.
“Não trabalhamos com cerceamento de ninguém, pois a liberdade de expressão e de informação é sagrada. Não podemos calar a boca e o pensamento de ninguém. O candidato pode falar o que quiser, mas tem que responder à Justiça por suas declarações, e provar o que está dizendo”, afirmou o advogado.
Lúdio também não pedirá indenização. “Não estamos buscando reparação financeira. A nossa maior vitória será a Justiça condená-lo e mostrar que ele está mentindo”, disse o advogado.
Patrocínio informou que todos os ataques considerados ofensivos à honra e dignidade das pessoas envolvidas na campanha de Lúdio serão objeto de ações.
Caixa dois em 2004
O deputado estadual Alexandre César (PT) também acionou Mauro Mendes por suas acusações de caixa dois.
Em entrevista ao site Ohar Direto, Mendes disse que a campanha de Lúdio tem “indícios claros de caixa dois, como foi a prática do PT em 2004 e, certamente, é uma prática do PT demonstrada aí pelo escândalo do mensalão”.
“Mauro Mendes afirmou que a minha campanha em 2004 teve caixa dois. Eu estou interpelando o candidato judicialmente para que ele esclareça o que disse na entrevista. Se eu não ficar satisfeito com a resposta dele, vou tomar as medidas judiciais necessárias”, disse Alexandre César.
O deputado ressaltou que suas contas da campanha de 2004, quando se candidatou a prefeito de Cuiabá, foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.
“Houve uma denúncia de caixa dois, que gerou uma ação. Mas, ela foi julgada improcedente. O fato de o Mauro Mendes estar ressuscitando uma questão antiga, que já foi julgada pela Justiça, mostra a sanha antipetista dele”, completou César.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.