DA REDAÇÃO
O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Rui Ramos, participou nesta sexta-feira (21), do lançamento do programa de conscientização “Seu Voto, Nosso Futuro”, em Rondonópolis (212 quilômetros ao sul de Cuiabá), realizado em parceria com a Associação dos Magistrados e Ordem dos Advogados do Brasil.
A coordenadora do projeto no município, juíza da 10ª zona eleitoral Eulice Jaqueline Cherulli, abriu a audiência pública ressaltando a característica permanente do projeto de conscientização, já que um convênio firmado entre as faculdades da cidade de Rondonópolis e a Justiça Eleitoral, permitirá que os estudantes da região sejam beneficiados com horas extras curriculares nas atividades desenvolvidas em favor do voto consciente, não só no atual período eleitoral, mas também após as eleições.
“O envolvimento do eleitor é fundamental para evolução da sociedade. Não viveremos as mudanças que tanto buscamos se não colocarmos à mão na massa e assumirmos a nossa parte”, registrou a magistrada, ao abrir a audiência.
O convênio celebrado entre as faculdades e a Justiça Eleitoral permite que os coordenadores dos cursos de Direito, Psicologia e Assistência Social instalados na cidade organizem ações sociais em torno do tema envolvendo os alunos que receberão em troca, carga horária de estágio e também atividade extracurricular.
“A iniciativa é muito interessante, pois deixamos de lado a rotina dos livros e partimos para ações práticas que visam o aperfeiçoamento de nossa democracia”, comentou a estudante de Direito Cassia Zago.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, se dirigiu aos estudantes fazendo um resgate histórico do processo democrático no Brasil, com destaque à evolução do processo de coleta dos votos.
“Muitos de vocês aqui não viram uma urna de lona, um voto em cédula. Seu voto hoje é apurado em poucas horas, mas é preciso que ele também seja limpo. A sociedade conseguiu aprovar a Lei da Ficha Limpa, e agora é hora de honrar o título eleitoral, que também deve ser limpo”, registrou o presidente.
O desembargador também estimulou o público a refletir sobre a corrupção que ainda hoje causa tantos males à sociedade.
“É preciso escolher melhor, debater os problemas que vivemos com o candidato que vem nos pedir voto. Se ele não conhece a realidade da sua cidade, é o primeiro indicador de que bom candidato ele não é. Podemos fazer uma revolução em nosso país, e a nossa arma para esse combate é o título eleitoral, é a escolha consciente que fazemos ao votar no candidato que acreditamos ser o melhor”, salientou Rui Ramos.
Rui Ramos Ribeiro ressaltou a necessidade de implantar no calendário eleitoral a realização de audiências como a que aconteceu em Rondonópolis.
“Esse tipo de aproximação com a sociedade deve ser uma prática rotineira do poder público. Defendo que audiências como esta, e como as que realizaremos no próximo dia 28, quando o Tribunal Regional Eleitoral prestará contas de suas atividades, esteja no calendário permanente de atividades da Justiça Eleitoral”, concluiu o presidente.
O presidente da Associação de Magistrados Agamenon Moreno também salientou a importância da atuação do magistrado fora dos gabinetes. “Não imaginaríamos, há 10 anos, nós magistrados à frente de audiências públicas como esta. É importante que estejamos próximos do cidadão, orientando e colaborando para que o mesmo conheça seus direitos e deveres, antes mesmo de buscar resguardo da Justiça”, comentou o presidente da AMAM.
O evento contou com a presença de vários juízes da região e do representa da OAB no município, Adalberto Lopes de Souza.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.