DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA
Em entrevista coletiva concedia nesta terça-feira (18), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, o presidente da instituição, desembargador Rui Ramos Ribeiro, apresentou a campanha Cidade Limpa, que busca evitar a poluição provocada pelos candidatos que costumam jogar santinhos e materiais gráficos no dia da eleição, nas ruas e calçadas próximas aos locais de votação.
A distribuição de santinhos e panfletos é permitida até as 22 horas do dia 6 de outubro, véspera da eleição. Após esse período, na tentativa de influenciar o eleitor indeciso no dia do pleito, os candidatos jogam os restos do material de campanha na porta dos locais de votação, poluindo escolas e demais prédios públicos.
“Há muito tempo temos vivenciado essa prática. Nos tempos atuais, com o amadurecimento da consciência ecológica e política da sociedade, não há mais como aceitar esse comportamento. O eleitor que vai às urnas já terá sua concepção formada sobre seus candidatos, e os panfletos e santinhos espalhados pelo chão não irão mudar os rumos da eleição. Pelo contrário, eles só irão trazer incômodo ao eleitor”, comentou o presidente ao iniciar a explanação do projeto.
O Tribunal Regional Eleitoral já enviou uma recomendação oficial a todos os juízes eleitorais do Estado no sentido de regulamentar o recolhimento do material gráfico não utilizado pelas campanhas eleitorais.
Cada cartório eleitoral vai determinar a data, a hora e o local onde os candidatos devem entregar os materiais que restaram das campanhas eleitorais. Todo o material terá um fim social e ecológico, tendo sua destinação prioritária para as cooperativas de reciclagem dos municípios ou outra instituições sem fins lucrativos.
O presidente ressaltou que a rigorosa fiscalização, hoje direcionada para a verificação da legalidade das publicidades em placas, também será realizada durante toda a noite que antecede o pleito. “Queremos que os candidatos tenham consciência cívica, fazendo uso racional dos instrumentos de campanha. Além do mais, o candidato estará mostrando respeito à legislação eleitoral e ao eleitor, que merece votar com tranquilidade. A campanha que lançamos hoje é a continuidade do nosso compromisso para garantir a normalidade das eleições”, concluiu o desembargador Rui Ramos.
O TRE de Mato Grosso está distribuindo aos municípios cartazes e faixas com a frase: “Candidato que joga santinha na rua não respeita a sua cidade”.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.