DA REDAÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já atingiu algumas das metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para todo o ano de 2012.
A meta de número 2, por exemplo, que determina aos Tribunais de todo o país o julgamento, até o dia 31 de dezembro deste ano, de 90% dos processos que foram ajuizados entre os anos de 2008 e 2009, já foi superada pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso, no que diz respeito à segunda instância. No Tribunal Regional Eleitoral, o percentual de processo julgados chega a quase 99%, ou seja, restam pouco mais de 1% dos processos para serem julgados.
No que diz respeito aos processos de 2008 e 2009 nas zonas eleitorais, a meta será totalmente cumprida ainda no primeiro semestre deste ano. Em primeira instância, de um total de 2.598 processos que foram protocolados em 2008 e 2009, 2.405 já foram julgados. Ou seja, mais de 92% dos processos já tiveram a decisão proferida.
Meta Social
Outra meta do Conselho Nacional de Justiça para o ano 2012, já cumprida pelo TRE de Mato Grosso, está relacionada à realização de um projeto social, voltado para jovens e para a valorização da cidadania, descrita no planejamento do CNJ como meta 13.
Em Mato Grosso, desde o ano 2010, a Justiça Eleitoral está desenvolvendo o projeto 'Voto Consciente". Uma parceria do TRE com a Secretaria de Educação e outras instituições estudantis está levando palestras que estimulam a participação dos jovens na política e também realizando mutirões de atendimento em escolas, oportunizando aos jovens o requerimento do título eleitoral e a consequente participação na vida política da nação.
As informações são da Assessoria de Imprensa do TRE-MT.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.