LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso irá julgar, nesta quarta-feira (5/9), os embargos de declaração referentes ao recurso eleitoral do candidato a vice-prefeito de Cuiabá, Francisco Faiad (PMDB), pela coligação “Brasil, Mato Grosso, Cuiabá”. A sessão de julgamento tem início às 13h.
Os embargos estão sob a relatoria do juiz Samuel Franco Dalia Júnior.
Caso o recurso seja indeferido, Francisco Faiad, que é vice na chapa do candidato Lúdio Cabral (PT), deverá recorrer para o Tribunal Superior Eleitoral, na tentativa de validar sua candidatura.
O pedido de impugnação da candidatura de Faiad foi feito pela coligação “Um Novo Caminho para Cuiabá”, do candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB).
Entenda a situação do candidato
Faiad teve a candidatura indeferida pela juíza Gleide Bispo dos Santos, no dia cinco de agosto, que acolheu as argumentações da coligação de Mauro Mendes. Faiad foi acusado de participar de um evento como representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, mesmo após ter se afastado da função.
Após a derrota em primeira instância, ele impetrou com um recurso especial no Tribunal e em decisão do último dia 24, foi mantido o indeferimento, pela maioria dos membros da Corte Eleitoral, em uma votação apertada por quatro votos a três.
Durante o julgamento, surgiu uma dúvida por parte da defesa do advogado quanto à contagem dos votos. O questionamento é sobre o posicionamento do desembargador Gérson Ferreira. No primeiro momento, ele votou pelo deferimento do recurso, contudo, ele teria retificado o voto pelo indeferimento. A propositura dos embargos é para esclarecer esse ponto do julgamento.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.