Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

LEGISLATIVO Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018, 15:08 - A | A

05 de Setembro de 2018, 15h:08 - A | A

LEGISLATIVO / DECISÃO EM MT

TRE proíbe coligação de dizer que Lula é candidato a presidente

Decisão tem como base inelegibilidade de ex-presidente com base da Lei da Ficha Limpa

LARISSA MALHEIROS
FOLHAMAX



O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Paulo Cezar Alves Sodré, determinou que a coligação “A Força da União” encabeçada pelo candidato ao Governo, senador Wellington Fagundes (PR), se abstenha de fazer menção ou alusão ao nome de Luís Inácio Lula da Silva, como candidato a presidente da República, nas propagandas eleitorais no rádio e televisão. 

A ação foi proposta pela coligação “Segue em Frente Mato Grosso”, encabeçada pelo governador e candidato a reeleição Pedro Taques (PSDB), com argumento que partidos que formam a coligação do republicano estão  fazendo propaganda irregular desde segunda-feira.

A alegação é de que Lula foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que torna o uso da imagem dele como propaganda ilícita. Na decisão, Paulo Sodré usa como base a decisão do TSE que, em sessão realizada no dia 31 de agosto, rejeitou por 6 votos a 1, o registro de candidatura do ex-presidente da República, enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Além disso, Sodré explica que enquanto não modificada o entendiento, que ainda cabe recursos no próprio TSE e no STF, Lula não poderá aparecer como candidato a Presidência da República.

"Tendo esta instância superior indeferido o registro do candidato, afasta-se a incidência do artigo. Por consequência, faculta-se à coligação substituir o candidato, no prazo de 10 dias; veda-se a prática de atos de campanha em especial a veiculação de propaganda eleitoral relativa à campanha eleitoral presidencial no rádio e na televisão, até que se proceda à substituição; e determina-se a retirada do nome do candidato da programação da urna eletrônica", diz trecho da decisão do TSE.

Sendo assim, ficou determinado pelo TSE, que o Partido dos Trabalhadores e às coligações que o apoiam, estão impedidas de fazer referência à sua candidatura ao cargo de presidente da República no rádio e na TV. O juiz também lembra que não é de sua competência analisar irregularidade da propaganda ao cargo de presidente e vice-presidente da República, que é de competência do TSE.

Porém, o magistrado afiurma que deve acatar a determinação da corte superior em não aceitar de que coligações que apoiam o PT mencionem o ex-presidente como candidato neste pleito. 

“Ante o exposto, sem mais delonga, determino à Coligação  A Força da União, que se abstenha de fazer menção ou alusão ao nome de Luís Inácio Lula da Silva, como candidato ao cargo de Presidente da República, enquanto permanecer hígida a decisão proferida pelo TSE no processo Registro de Candidatura sob pena de multa de R$ 10 mil para cada dia de descumprimento desta decisão”, cita.

Até o momento, os únicos partidos da coligação “A Força da União” que tem usado a imagem de Lula são o PT e o PC do B. O ex-presidente é citado nas inserções de candidatos a deputados estaduais e federais, bem como na da ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder (PC do B), candidata ao Senado.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Hospital Central terá ala pediátrica para atendimento de casos de alta complexidade
#GERAL
OBRA 95% CONCLUÍDA
Hospital Central terá ala pediátrica para atendimento de casos de alta complexidade
Operação prende 8 motoristas bêbados e apreende 50 veículos em VG
#GERAL
LEI SECA
Operação prende 8 motoristas bêbados e apreende 50 veículos em VG
Fogo destrói caminhão caçamba em Várzea Grande
#GERAL
PERDA TOTAL
Fogo destrói caminhão caçamba em Várzea Grande
Polícia Civil forma 17 profissionais em curso de Operador e Instrutor de Pilotagem Policial
#GERAL
Polícia Civil forma 17 profissionais em curso de Operador e Instrutor de Pilotagem Policial
Trio de traficantes é preso em operação policial
#GERAL
FLAGRANTE
Trio de traficantes é preso em operação policial
Rapaz acusa irmão e mãe de estupro em Cuiabá
#GERAL
ABUSO EM CASA
Rapaz acusa irmão e mãe de estupro em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: