LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
O advogado José Luiz Blaszak foi empossado no cargo de juiz membro do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na categoria jurista, para o biênio 2012-2014. A posse foi realizada na manhã desta quinta-feira (19/7), no TRE.
Blaszak assumiu o cargo afirmando que terá como papel fundamental cumprir com o disposto na Lei da Ficha e dar celeridade nos processos, pois para ele ‘justiça tardia não é justiça’.
“Vou dar resposta rápida para a sociedade. Assumo como o compromisso de julgar bem e de sempre decidir de forma simples e com fundamentação condizente com o caso”, afirmou. Blaszak defende também que os prazos processuais devem ser cumpridos e que um processo não pode ter duração superior a um ano.
Durante a posse, o advogado se emocionou várias vezes, tendo inclusive de interromper o discurso. Ele relembrou a trajetória profissional que o levaram até Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Também destacou a importância dos movimentos sociais, como a Ong Moral e o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, na sua condução ao cargo.
“Tenho que agradecer a Comissão de Diretos Eleitoral, ao MCCE e a Ong Moral que não mediram esforços para defender a nossa candidatura. Os movimentos sociais me fizeram repensar e refletir sobre o mundo em que vivemos”, destacou.
Para Antônio Calvacanti, o Ceará, membro do MCCE, a posse do advogado como membro da Corte Eleitoral é uma vitória. “Ele é uma pessoa que está afinada com os movimentos sociais e será um ganho muito grande para o Tribunal Regional Eleitoral”, ressaltou.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Stábile, enalteceu as qualidades do advogado, mesmo pertencentes a grupos políticos diferentes dentro da Ordem. “É um dia especial para a OAB, pois temos um representante que sempre lutou pelas prerrogativas dos advogados. O TRE recebe um membro que irá contribuir para a condução sadia dos processos e vai enriquecer a jurisprudência”, frisou.
A advogada Luciana Serafim, que também compareceu ao evento, destacou que a escolha de José Luiz Blaszak representou o reconhecimento do seu trabalho. “Comemoramos junto com ele essa vitória merecida, de um homem íntegro e um profissional honesto e que merece tudo que está acontecendo”, frisou.
Ainda de acordo com Serafim, o momento também pode ser considerado como “o maior ato de desagravo público que ele poderia receber, principalmente, após o episódio que aconteceu no Tribunal de Contas do Estado”. A advogada referiu-se ao questionamento feito por Blaszak contra uma possível falta de observância aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório pelo TCE, e que foi rotulado pelo conselheiro Antônio Joaquim como “chicaneiro”.
Veja algumas imagens da solenidade de posse:
| ||||
| ||||
|
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.