DA REDAÇÃO
COM TRE
Zonas Eleitorais de Mato Grosso promovem palestras sobre o Programa “Voto Consciente”. A ação é desenvolvida por meio da Justiça Eleitoral e Ministério Público e visa à conscientização político-eleitoral da população, gerando debates em ambientes acadêmicos, desde escolas com estudantes a partir de 14 anos de idade, até as faculdades dos municípios.
No dia 14 de julho, o juízo da 8ª ZE de Alto Araguaia, que compreende Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha e Ponte Branca, abriu o ciclo da programação de palestras na UNEMAT em Alto Araguaia aos estudantes de Letras, Computação e Jornalismo. Duas palestras já estão agendadas para a próxima sexta-feira (01/08). Às 7h na Escola Estadual Arlinda Morbeck e às 9h na Escola Estadual Carlos Hugueney.
Vale lembrar que ocorrerão outras palestras nesta e demais cidades que integram a 8ª Zona Eleitoral, sempre às sextas-feiras, com o juiz eleitoral Carlos Augusto Ferrari, promotor eleitoral Márcio Florestan Berestinas, e o chefe do cartório eleitoral Adriano Meireles Borba. Serão exibidos slides educativos durante o evento, bem como, distribuídos camisetas e bonés fornecidos pelo Ministério Público referentes à ação, juntamente com a cartilha da campanha Voto Consciente oferecida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Já o juiz e o promotor eleitoral da 12ª ZE de Campo Verde, Francisco Ney Gaíva e Arivaldo Guimarães Costa Junior, ministraram ontem (29/07), palestra sobre o “Voto Consciente” aos alunos do 9º ano e ensino médio da Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, situada no município.
Durante a palestra, o juiz explicou sobre a importância dos jovens na vida política, despertando a consciência como cidadãos, além da necessidade de fiscalização dos nossos representantes. Segundo Francisco, "Muitos eleitores não acreditam ser possível mudar a história do país e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política brasileira. Todavia, as eleições deste ano determinarão o futuro do país para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade".
Em seguida, o promotor eleitoral discutiu sobre crimes eleitorais, explicando as diversas formas de corrupção e consequências de quando se vende o voto. "O eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato. Aqueles que possam tentar comprar votos ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político certamente continuarão a promover a corrupção se forem eleitos", destacou Arivaldo.
"Conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos é importante para aqueles que irão votar pela primeira vez”, pontuou a chefe de cartório, Sheila Amorim Donadon.
A realização vem ao encontro do Programa Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
O objetivo do Programa Voto Consciente é despertar a consciência cívica nos alunos, fortalecer a cidadania e desenvolver o exercício consciente e livre do voto.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.