VIADS
Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

MEIO AMBIENTE Quinta-feira, 07 de Abril de 2016, 14:50 - A | A

07 de Abril de 2016, 14h:50 - A | A

MEIO AMBIENTE / MINISTROS DO STJ

Antonio Saldanha e Joel Paciornik tomam posse

Presidente do STJ, ministro Francisco Falcão comandou solenidade

DA REDAÇÃO



Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik tomaram posse como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na noite desta quarta-feira (6). A cerimônia foi comandada pelo presidente da corte, Francisco Falcão, que destacou o engrandecimento do tribunal com a chegada dos novos membros.

Antonio Saldanha é egresso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Sidnei Beneti. Joel Paciornik atuava no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre (RS), e substituirá o ministro aposentado Gilson Dipp.

A cerimônia de posse lotou o Plenário da corte e reuniu magistrados, autoridades dos três poderes e familiares dos empossados, além de representantes dos governos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, onde os novos ministros atuavam como desembargadores.

Além de Francisco Falcão, compuseram a mesa principal da cerimônia o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro da Justiça, Eugênio Aragão; o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo; a vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko de Castilho; e o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Repercussão

As trajetórias e experiências dos novos ministros foram enaltecidas por magistrados e autoridades de todos os poderes.

Para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, a experiência jurídica e acadêmica dos novos ministros será um ganho extraordinário para o STJ. “O que eu acho mais positivo é que um veio da magistratura estadual e outro da federal. Isso dá o necessário equilíbrio ao tribunal, algo sempre desejado”, destacou.

O ministro da Justiça Eugênio Aragão ressaltou que agora o STJ atuará com seu quadro completo. “Durante muito tempo, o STJ teve de conviver com ministros substitutos, o que não deixa de honrar o tribunal, mas é bom que contemos com o quadro de ministros permanentes, o que dá feição ao tribunal”, afirmou.

José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União, enalteceu a formação sólida e a experiência dos novos ministros, “que seguramente darão às suas togas a dimensão exata da missão institucional maior do STJ”.

O presidente da Terceira Seção do STJ, ministro Sebastião Reis, ressaltou que os dois magistrados são muito bem vindos e certamente acrescentarão novos conhecimentos e experiências ao tribunal, “cada um trazendo importantes vivências da justiça estadual e federal”.

 O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Luiz Fernando Ribeiro enfatizou que os novos ministros vãoagregar talento, conhecimento e sensibilidade ao STJ e trarão uma contribuição inestimável ao tribunal.

O presidente do TRF4, Luiz Fernando Wowk Penteado, afirmou que o STJ está mais fortalecido com a multiplicidade de formação e experiência dos novos ministros. Já a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko de Castilho, destacou que a corte ganhará agilidade em seus julgamentos: “Estamos felizes e entusiasmados com os novos ministros e o que eles podem trazer para os trabalhos do tribunal”.

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos Tribunais Regionais Federais; um terço de desembargadores provenientes dos Tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Investigado por morte de Nery tirou passaporte e visto pouco antes do crime
#GERAL
RISCO DE FUGA
Investigado por morte de Nery tirou passaporte e visto pouco antes do crime
Operação apreende carga de R$ 1,5 milhão de drogas em MT
#GERAL
TRÁFICO
Operação apreende carga de R$ 1,5 milhão de drogas em MT
Elefanta chega ao Santuário de Chapada após 56 dias de viagem; vídeo
#GERAL
VOLTA AO AMBIENTE
Elefanta chega ao Santuário de Chapada após 56 dias de viagem; vídeo
Motorista de app é sequestrado e trancado em porta-malas de carro
#GERAL
VIOLÊNCIA
Motorista de app é sequestrado e trancado em porta-malas de carro
Advogado alega que foi retirar carro para atender pedido de colega
#GERAL
PRESO EM DELEGACIA
Advogado alega que foi retirar carro para atender pedido de colega
Idoso passa mal, capota veículo e bate em carros; vídeo
#GERAL
STRIKE NO TRÂNSITO
Idoso passa mal, capota veículo e bate em carros; vídeo
Confira Também Nesta Seção: