LETICIA PEREIRA
Da Redação
A Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado Federal aprovou o pedido de diligência apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), para verificar os estragos provocados pelo fogo no Pantanal Mato-grossense. As datas das visitas para investigação ainda não foram divulgadas.
Nesta terça-feira (16), dois incêndios florestais estão ativos na região.
No município de Cáceres, o Corpo de Bombeiros Militar tem combatido um incêndio de quase 7 mil hectares, área estimada pelo Painel do Fogo do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.
Leia mais:
Bombeiros fazem rescaldo em escombros de Shopping Popular
Segundo o CBM-MT, os militares estão divididos às margens do Rio Paraguai e construindo aceiros para diminuir a propagação das chamas. O fogo também atinge o território boliviano nas proximidades das cidades Cachimba, Cusis, Estancia Cotoca e Estancia Capón de Flores.
Outro incêndio ainda maior, de mais de 26 mil hectares, conforme o Painel do fogo, está sendo combatido pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entre o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
Segundo a Agência Senado, após as diligências, a Comissão pretende propor ideias de enfrentamento da destruição.
No mês passado, a senadora e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Leila Barros (PDT-DF) também apontou, com base nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que o Pantanal foi o bioma que mais queimou de modo proporcional a sua área nos últimos 40 anos.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.