ÉZIO OJEDA
Em 17 de outubro de 1253, na região francesa de Minihy-Tréguier, Bretanha, nascia Ivo Hélory de Kermartin. Filho de Helori, lorde de Kermartin, e Azo du Kenquis. Desde cedo, demonstrou habilidades intelectuais que o levaram a Paris, onde aos 14 anos de idade iniciou seu curso de Filosofia, Teologia, Direito Civil e Direito Canônico.
Ordenado padre, foi Juiz Eclesiástico e buscou sempre exercitar a Caridade e a Justiça. Nesta teve interesse especial, defendendo principalmente os menos favorecidos, o que lhe dignou o título de “Advogado dos Pobres”. Em toda a Bretanha, não se exerceu tão fervorosamente o Jus Postulandi como Ivo, totalmente desapegado dos interesses materiais.
Reconhecido pela santa retidão, foi nomeado Juiz da Bretanha pelo Rei, que, por pura humildade, renunciou em 1298, entregando-se plenamente aos irmãos necessitados onde via e contemplava o próprio Cristo.
Finalmente, após exaustivo processo de investigação hagiográfica, foi canonizado em 19 de maio de 1347 pelo Papa Clemente VI.
Dizia o santo franciscano: "Jura-me que a tua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente".
Exemplo para todos nós, hoje o saudamos, crentes e descrentes, segundo o que nos garante o Direito a liberdade filosófico-religiosa (Art. 5º, VI da CF/88), consagrada em nossa Constituição e sacramentada nos Tratados internacionais.
Não existe Justiça sem Advogado, que será tão importante quanto forem sua dedicação e amor pela profissão. Viva Santo Ivo, parabéns aos Advogados, hoje é o nosso dia!
Ézio Ojeda é advogado e médico em Cuiabá, MT
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.