PEDRO PATOCINIO
O cenário político que vivemos no Brasil é sem sombra de dúvidas um dos mais caóticos da história. O grande problema é que os poderes instituídos para fazer valer a autonomia do povo e garantir a tão almejada e necessária harmonia social estão de alguma forma falidos moralmente e perdendo a legitimidade ética para dirimir sobre temas que são pertinentes à sociedade, salvo as exceções, que existem nas três esferas do Poder Estatal, a saber federal, estadual e municipal.
Poderia dedicar páginas e mais páginas para tratar dos desmandos e falências verificadas junto ao Poder Público, a exemplo do que se vive na saúde, que está um caos, ou na educação, que continua com péssima qualidade e a segurança pública cada vez mais sucateada, por exemplo.
Contudo, atenho-me ao perigo que é viver sobre os comandos de desgoverno (Executivo e Legislativo), que de um lado tem pautado suas agendas apenas sobre o crivo do interesse próprio e não mais sobre o interesse público, que é o outro desta moeda e formado por um povo que está inerte diante de tudo que está acontecendo.
Eleição após eleição, fomos até aqui, induzidos a "cometer os mesmos erros" ao reelegermos as mesmas pessoas. Esse induzimento é o exemplo claro de como oportunistas demagogos se valem das dificuldades sociais e despejam suas ideias baratas, conquistando votos e fieis, que infelizmente tem tratado determinadas figuras públicas com ter messiânico.
Poderia dedicar páginas e mais páginas para tratar dos desmandos e falências verificadas junto ao Poder Público
Tudo isso, faz com que ao invés de termos Ordem e Progresso, como está escrito em nossa bandeira nacional, tenhamos de fato uma desordem e um retrocesso, principalmente no investimento financeiro em serviços essenciais que estão previstos no artigo 6° da nossa Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, que diz ser direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, entre outros direitos fundamentais para se ter uma vida com dignidade.
Todavia, ainda há luz no fim do túnel. A pergunta é: Você quer ter um futuro? Quer que seus filhos e netos tenham um futuro? Então, levante-se e lute. Lutar é a condição necessária e fundamental para que possamos mudar este sistema. Só assim é que conseguiremos construir uma sociedade melhor e mais justa para todos.
PEDRO PATOCINIO RODRIGUES SILVA é gestor em segurança pública e bacharel em Direito, especialista em Criminologia e Docência no Ensino Superior.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.