RUI RAMOS
Ouço e vejo quase que diariamente noticias sobre desculpas e homenagens em nome do Estado brasileiro pelas atrocidades contra heróis do povo brasileiro, dentre eles, um passou por uma denominada aliança que seria libertadora.
Convenhamos.
No dia 20 de dezembro de 1917, nasceu em Cuiabá um verdadeiro Herói Brasileiro. Cuiabano que soube honrar e dignificar a Pátria, inclusive, nas encostas dos Apeninos, com a FEB, combate mais sangrento que envolveu os brasileiros na Itália (Montese), e, o seu nome? IPORAN NUNES DE OLIVEIRA.
O veterano CEL. IPORAN faleceu no dia 03 de dezembro do corrente ano em Icaraí – Niterói – RJ, aos 94 anos.
A bravura do Oficial da Arma de Infantaria que auxiliou para a proteção da liberdade que hoje usufruímos lhe valeu a Cruz de Combate, a Silver Star (USA Army), entregue em 15 de julho de 1946 aqui mesmo em Cuiabá, pelo Chefe da Comissão Militar Mista (Brasil – EUA).
A competência do discreto e educado Cel. Iporan permitiu ingressar na Order of the British Empire, com diploma assinado de próprio punho pelo Rei George VI da Inglaterra. (Palácio das Laranjeiras – Rio de Janeiro em 15/06/1948).
E o que ouvi e vi?
Quase nada e exatamente por isso é que estou lembrando especialmente também em homenagem a esta Terra Santa e ao maravilhoso Povo Cuiabano e para aqueles que imaginam o “lenço vermelho no pescoço”. Possuímos heróis e temos uma verdadeira História.
Fico por aqui, mas desejo que a Alma do Cel. Iporan siga a corrente da Vida terna, como lhe desejará a Casa da FEB.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.