LEONARDO PIO DA SILVA CAMPOS
Ao final deste ano, encerraremos um ciclo à frente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso. Podemos afirmar, categoricamente, que esse ciclo foi realmente comprometido com as causas das mulheres. Sinto-me orgulhoso e satisfeito em ver quantos projetos foram pensados para proporcionar às mulheres advogadas o respeito que lhes é devido.
Enquanto representante da Caixa de Assistência desde 2010, é possível pontuar as inúmeras ações realizadas por esta entidade em prol da mulher que advoga: instituição do Auxílio Maternidade que restitui o valor da anuidade, participação ativa nas campanhas educativas como o Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e outras como o combate ao câncer do colo de útero e vacinação, alavancada no número de convênios firmados com empresas de segmentos que atendem à mulher e a sua família, criação da colônia de férias para seus filhos, transformação da clínica odontológica em um moderno centro de saúde com especialidades que contemplam as áreas de saúde, beleza e estética; reforma e modernização do Estacionamento dos Advogados, transformando o local em um espaço belo e funcional.
Nos meses de março, como forma de celebrar as conquistas femininas e refletir sobre aquelas ainda pretendidas, é realizado, desde 2010, o projeto “Março Sempre Mulher”. Ao longo desse mês, palestras, cursos e eventos comemorativos alusivos ao Dia Internacional da Mulher são realizadas em Cuiabá e interior do estado.
Como para a Caixa de Assistência, dia da mulher é todo dia, o trabalho voltado para as advogadas ocorre durante todo ano. Em várias ocasiões, a equipe da entidade percorre os escritórios de advocacia, disponibilizando serviços rápidos de saúde para quem, como comprovam as pesquisas, realizam mais exames preventivos que os homens. Dessa forma, tornamos mais acessível um benefício tão importante para todas elas.
Mas a atuação desta Caixa não se restringe a ações de cunho social. Sempre estivemos presentes nas discussões sobre a igualdade de gênero (igualdade esta respeitada em nossas atividades e divulgações) e na luta por condições iguais de trabalho e respeito à mulher advogada quando no exercício profissional ou não.
Além de discussões macro, participamos e logramos êxito em situações mais pontuais, contudo, igualmente importantes para o bem-estar da mulher advogada, em especial, àquelas já agraciadas pelo divino dom de serem mães. Um exemplo é a conquista obtida junto aos tribunais para a criação de vagas de estacionamento exclusivas às gestantes nos fóruns.
Para este ano, nosso planejamento contempla o fortalecimento das atividades que vem obtendo êxito. Nosso trabalho contemplará, também, o atendimento a demandas advindas das próprias colegas advogadas como a instalação, em todas as salas da OAB/MT, de algo simples, porém de grande utilidade para elas: fraldário.
Sabemos que a caminhada até o pleno respeito às mulheres não é breve. Muito há para ser feito tanto pelo Sistema OAB como pelos poderes públicos e sociedade até que se tenha o mundo ideal, almejado por todas. Uma certeza existe: a Caixa de Assistência dos Advogados sempre empunhará a bandeira daqueles que buscam a igualdade em seu sentido amplo. Salve a mulher, advogada, mãe, esposa e dona de casa!
Leonardo Pio da Silva Campos é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) e coordenador das Comissões Temáticas da OAB/MT
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.