NESTOR FERNANDES FIDELI
Cumprimentando a atual diretoria da OAB/MT, na pessoa professor Claudio Stabile e do colega Léo da Caixa de Assistência, em razão da cordialidade e generosidade de ambos, merecendo gratidão, mesmo sabendo que me filio às ideias contrárias nos assuntos da chamada “política da ordem”, e diante de inúmeras ligações telefônicas, mensagens e e-mails recebidos, e até visitas pessoais, venho expor minhas impressões e intenções em relação ao pleito eleitoral de nossa classe.
Três chapas requereram o registro de candidaturas perante a comissão eleitoral. São três grupos encabeçados por pessoas dignas do mais elevado respeito. Maurício sempre será um excelente candidato pela pessoa que é, todavia, ainda não concordo com sua saída do grupo oposicionista, em que exercia o papel de um dos líderes e quase certo candidato no último certame passado. Ademais, é salutar e necessário que haja a alternância da diretoria, vindo a oxigenar ideias e posturas, gerando transparência às atividades e muito maior participação dos advogados nas decisões da instituição.
Anunciado o apertado resultado da última eleição, após análises e reflexões pertinentes, sugeri que o altivo e batalhador colega José Moreno se preparasse para ser o candidato de nosso grupo, sobretudo pelo seu empenho na defesa dos ideais e pela liderança naturalmente demonstrada quando foi coordenador da então chapa que tinha João Vicente Scaravelli como candidato a presidente, ou seja, sempre entendi que se tratava de nosso candidato “nato”.
Ocorre que não ecoou durante certo tempo sua intenção em se candidatar, certamente aguardando o momento propício para tanto, inobstante outras pessoas já tivessem em plena campanha pela mudança, como a guerreira e idealista colega Luciana Serafim, que abriu mão de sua forte candidatura para, humilde e corajosamente, apoiar e somar com a candidatura do Moreno. Neste ínterim, me tornei amigo do advogado Pio da Silva, que veio a se tornar colega de doutorado e de hospedagem em Buenos Aires, conquanto já tenhamos disputado questões profissionais em nossa carreira. Pio se mostrou estruturado para a campanha e com excelentes ideias de gestão para a OAB de Mato Grosso e, por lógico, pediu o apoio que foi realmente consignado, diante do entusiasmo pela mudança e melhoria.
Aliás, uma grave dor familiar lhe deu ainda mais forças emocionais para continuar tentando registrar sua chapa.
Conforme combinado, meu apoio se consubstancia a dar dicas, opinar quando solicitado, sugerir melhorias nos atos de campanha, orientando a não agredir a ninguém, mas deixando claro o interesse de não participar de cargo algum, somente em caso de última necessidade, eis que nem tenho participado de reuniões em decorrência de tantos compromissos com esposa e filhos (prioridade maior), família que vivena minha Cáceres, cargos e encargos efetivamente assumidos em instituições diversas e conselhos, trabalhando voluntária e seriamente, sobretudo, na diretoria da Federação Espírita de Mato Grosso desde 2000, na Fundação Nova Suíça, como também na vice-presidência da Federação de Taekwondo de Mato Grosso, além dos trabalhos profissionais que exigem viagens semanais.
Por tais limitações e pelo avençado amigavelmente, fui surpreendido com a inclusão no cargo de Secretário da chapa do amigo Pio, o que certamente ocorreu por algum engano que será corrigido.
De qualquer forma, insta registrar uma singela opinião de que as esperadas mudanças somente ocorrerão se houver a união de forças por parte dos que pensam de forma similar, com a grandeza de abrir mão de cargos em prol de uma meta superior. Com isso, trabalharei até o derradeiro momento, dentro das possibilidades, pela união daqueles que aspiram mudanças, transparência, independência, democracia, gestão participativa e evolução dentro dos princípios da igualdade, da fraternidade e da liberdade.
Nestor Fernandes Fidelis é advogado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.