JOSÉ CARLOS MARQUES
Com a evolução digital, a internet está cada vez mais veloz, acessível de praticamente qualquer lugar do planeta. Aliada à popularização de dispositivos e à corrida frenética por aplicativos baseados em IA (Inteligência Artificial), chegamos a um momento crucial: uma nova fronteira para a autenticidade, onde é cada vez mais difícil distinguir o que é real sob uma ótica técnica e o que é real sob uma dimensão emocional ou afetiva.
Talvez estejamos, de fato, diante de uma nova forma de dopamina. Diariamente, uma inquietação ganha força e, sinceramente, me deixa intrigado: o que ainda nos define como humanos quando confrontados com o poder das inteligências artificiais criativas? Um questionamento que traça um paralelo entre algoritmos e emoções.
Enquanto tentamos entender, uma avalanche de novas ferramentas emerge: Google Veo, Suno, Sora (OpenAI), Runway, apenas alguns dos protagonistas dessa revolução que transforma radicalmente a maneira como produzimos e consumimos conteúdo.
O que me chama atenção e acende a luz amarela, é que muitas pessoas já recorrem à IA como fonte de felicidade instantânea. Sim, estou falando da capacidade de gerar imagens, textos, narrativas e melodias com um realismo tão envolvente que nos comovem. Mas isso é humano? Ou apenas algo minuciosamente programado para parecer humano?
De clipes musicais a curtas-metragens, da criação de cenas antes inimagináveis à materialização de ideias com um simples comando: basta um prompt bem elaborado pronto. Uma parceria entre a rapidez e a eficácia. E aqui, reforço a pergunta que ainda me persegue: se uma criação de IA me emociona, esse sentimento é legítimo?
Ou fui enganado por uma simulação perfeita? Talvez essa pergunta seja algo mais além do que eu possa imaginar. Estamos assistindo de camarote à desconstrução do que chamávamos de “realismo emocional”. É absolutamente comum abrir uma rede social e se deparar com imagens ou vídeos que confundem nossa mente. Isso é real ou é um deepfake? Já parou para pensar nisso? Não estamos prestes a entrar nessa era, já estamos nela. E o mais alarmante: ainda não sabemos como lidar com isso.
Nossa realidade emocional é um fenômeno complexo, que envolve corpo, sociedade, cultura e existência. Mas o que estamos vivendo e sentindo é, no mínimo, perturbador. E já que existe uma distinção do que é valor ou preço, qual seria o valor da emoção? E, me inteirando disso tudo, eu continuo questionando: qual seria o preço do prompt da felicidade?
José Carlos Marques - Jornalista multimídia, supervisor da Secom da ALMT
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